sexta-feira, 22 de novembro de 2019

ESCOLA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROMOVE O DEBATE MESA REDONDA ‘RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA’

 Texto:Adilson Gonçalves
Com o objetivo de promover reflexões que colaborem com as ações que marcam a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra,  a  Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro - Elerj - realizará na próxima quinta-feira, dia 28, o debate Mesa Redonda - Racismo e Consciência Negra. O evento será realizado na sede  da entidade, na rua da Alfândega, nº 8 – 7º andar – Auditório.
O evento terá como mediador o dirigente nacional do Movimento Negro Unificado - MNU -, Marcelo Dias, e contará com as participações dos catedráticos Amílcar Araújo Pereira, João Raphael
Ramos dos Santos, Gabrielle Oliveira de Abreu e Pilar Borges Barbosa.
Eles discorrerão sobre os seguintes temas: História do Movimento Negro Brasileiro,  Entre memória, luta e produção de saberes: IPN e as possibilidades de um currículo antirracista, Trajetórias de personalidades e grupos negros durante a ditadura civil-militar, A influência racialista no pré-abolição carioca.
“A Escola do Legislativo foi motivada a discutir esse tema a partir da resolução 51/2019, de autoria das deputadas do Psol Dani Monteiro, Mônica Francisco e Renata Souza.
A ementa institui o programa de capacitação de prevenção ao racismo não só para servidores, mas também para toda a sociedade", explicou Rosemery Borges, subdiretora-geral da Elerj.
A mediação do evento será feita por Marcelo Dias, dirigente nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), integrante da Frente Democrática de Advocacia, da Frente de Juristas Negros do Estado do Rio de Janeiro e da Direção Estadual da Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN).

 Durante o evento os participante poderão assistir à exposição do artista plástico Alberto Pereira, o Negro  Nobre, que tem como característica de sua obra a transposição de celebridades negras para situações vividas por figuras  públicas e históricas brancas. Como exemplo, a cantora Alcione poderá ser vista na pele de Maria Antonieta.  A exposição será realizada do dia 28 de novembro ao dia 6 de dezembro. As artes são do artista plástico Alberto Pereira.

 A inscrição deverá ser realizada pelo próprio interessado, através de qualquer um dos links abaixo, até o dia 26 de novembro de 2019: http://bit.ly/2rqjZiQ ou https://tinyurl.com/y3taj2h5



PROGRAMAÇÃO:

Amílcar
 História do Movimento Negro Brasileiro. AMILCAR ARAUJO PEREIRA - Pós-doutor nas áreas de Educação e História na Columbia University, Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF);  Entre memória, luta e produção
Gabrielle
de saberes: IPN e as possibilidades de um currículo antirracista. JOÃO RAPHAEL RAMOS DOS SANTOS - Sociólogo e Mestre em Educação formado pela UFRJ;  Trajetórias de personalidades e grupos negros durante a ditadura civil-militar. GABRIELLE OLIVEIRA DE ABREU - Historiadora e mestranda no Programa de PósGraduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ);  A influência racialista no pré-abolição carioca. GABRIELLE OLIVEIRA DE ABREU - Historiadora e mestranda no Programa de PósGraduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ) PILAR BORGES BARBOSA

– Professora graduada na Licenciatura em História (UNIRIO). Mediador:
João Raphael

MARCELO DIAS – Dirigente Nacional do MNU – Movimento Negro .

 O evento será realizado na rua da Alfândega, nº 8 – 7º andar – Auditório. .Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2588 1373.

Nenhum comentário:

Postar um comentário