Com o objetivo de promover reflexões que colaborem com as ações que marcam a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro - Elerj - realizará na próxima quinta-feira, dia 28, o debate Mesa Redonda - Racismo e Consciência Negra. O evento será realizado na sede da entidade, na rua da Alfândega, nº 8 – 7º andar – Auditório.
O evento terá como mediador o dirigente nacional do Movimento Negro Unificado - MNU -, Marcelo Dias, e contará com as participações dos catedráticos Amílcar Araújo Pereira, João Raphael
Ramos dos Santos, Gabrielle Oliveira de Abreu e Pilar Borges Barbosa.
Eles discorrerão sobre os seguintes temas: História do Movimento Negro Brasileiro, Entre memória, luta e produção de saberes: IPN e as possibilidades de um currículo antirracista, Trajetórias de personalidades e grupos negros durante a ditadura civil-militar, A influência racialista no pré-abolição carioca.
“A Escola do Legislativo foi motivada a discutir esse tema a partir da resolução 51/2019, de autoria das deputadas do Psol Dani Monteiro, Mônica Francisco e Renata Souza.
A ementa institui o programa de capacitação de prevenção ao racismo não só para servidores, mas também para toda a sociedade", explicou Rosemery Borges, subdiretora-geral da Elerj.
Durante o evento os participante poderão assistir à exposição do artista plástico Alberto Pereira, o Negro Nobre, que tem como característica de sua obra a transposição de celebridades negras para situações vividas por figuras públicas e históricas brancas. Como exemplo, a cantora Alcione poderá ser vista na pele de Maria Antonieta. A exposição será realizada do dia 28 de novembro ao dia 6 de dezembro. As artes são do artista plástico Alberto Pereira.
A inscrição deverá ser realizada pelo próprio interessado, através de qualquer um dos links abaixo, até o dia 26 de novembro de 2019: http://bit.ly/2rqjZiQ ou https://tinyurl.com/y3taj2h5
PROGRAMAÇÃO:
![]() |
Amílcar |
![]() |
Gabrielle |
![]() |
João Raphael |
MARCELO DIAS – Dirigente Nacional do MNU – Movimento Negro .
O evento será realizado na rua da Alfândega, nº 8 – 7º andar – Auditório. .Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 2588 1373.
Nenhum comentário:
Postar um comentário