sexta-feira, 26 de julho de 2019

LUIZ EDUARDO NEGROGUN CONVOCA POPULAÇÃO PARA A V MARCHA DAS MULHERES NEGRAS, NESTE DOMINGO, DIA 28, EM COPACABANA


https://youtu.be/ocD4Ql---AM
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negro - Cedine -, Luiz Eduardo Negrogun conclama a participação de todas as pessoas conscientes a participarem da V Marcha das Mulheres Negras.

V MARCHA DAS MULHERES NEGRAS ACONTECE NESTE DOMINGO, DIA 28, EM COPACABANA

               

Texto: Adilson Gonçalves

Com o  apoio do Cedine- RJ- Conselho Estadual dos Direitos do Negro do Estado do Rio de Janeiro-  e promovido pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, será realizada a V Marcha das Mulheres Negras neste domingo, dia 28, em Copacabana. A concentração está marcada para as 10 horas, no Posto 4, em Copacabana.


O Fórum estima que 35 mil mulheres, entre negras e representantes dos movimentos sociais, envolvidas nas lutas antirracistas e não-sexista, participarão do evento. O ato também celebrará o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, ocorrido na última quinta-feira, da 25 de julho.
A direção do Fórum afirma ainda que nesta edição, além da questão específica feminina negra,  o combate à violência contra os povos tradicionais de matriz africana, ao feminicídio e à lesbofobia, assim como ao genocídio da juventude negra serão os temas abordados."A crescente violência dirigida às mulheres negras, que se agrava se elas forem trans ou lésbicas, aumentando os casos de feminicídio, deve ser denunciada, combatida, investigada e punida", alerta a organização da Marcha. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 39,8% de mulheres negras compõem o grupo, sendo submetidas a condições precárias de trabalho – homens negros abrangem 31,6%; mulheres brancas, 26,9%; e homens brancos, 20,6% do total.", afirmam as dirigentes.
Para o presidente do Cedine, Luiz Eduardo Oliveira, Negrogun, "o evento é extremamente importante porque reafirma o empoderamento das mulheres negras, dando uma mensagem inequívoca para a sociedade do que é combater o Feminicídio, o Racismo, a Violência Religiosa, o Machismo e o Genocídio da Juventude Negra", afirma
A Marcha das Mulheres Negras terá início às 9h30min. com oficinas de confecção de cartazes que serão exibidos a partir das 10h30min. quando começa a concentração no Posto 4, em Copacabana. A Caminhada começa às 11 horas em direção ao Posto 2. Na dispersão, que ocorre na Praça Heloneida Studart, no Leme, acontecerá a tradicional "Vitrine Negra" com exposição de afro empreendedoras especializadas em moda e literatura afro, incrementada pela roda de samba "Divas Negras - Nossa Africanidade" e com a presença de vários artistas e grupos das manifestações culturais afro-brasileiras. O encerramento está previsto para às 18h.
No Brasil, a data da Mulher Negra é instituída com Lei 12.987/2014 que é antecedida pelo Projeto de Lei nº: 76/2007 do Estado do Rio de Janeiro. Em 2008, por meio da Lei nº 4891 de 09 de setembro, o município do Rio de Janeiro incluiu esse dia em seu calendário, sendo acompanhado por outros municípios de diferentes regiões desse estado.  

quarta-feira, 24 de julho de 2019

O BLOG DO OLHAR NEGRO EM BREVE RETOMARÁ SUAS ATIVIDADES


atividades no Blog Do Olhar Negro foram interrompidas devido à grave enfermidade e posterior falecimento de Carlos Alberto Caó. Mas em breve, muito breve mesmo, retornaremos

Adilson Gonçalves
Jornalista Profissional
Registro Profissional: 24130 MT/RJ