quarta-feira, 4 de março de 2020

EX-SECRETÁRIO-ADJUNTO DE TURISMO DE SANTOS É CONDENADO POR COMENTÁRIOS RACISTAS VAZADOS EM GRUPO DE WHATSAPP

Fonte: Diário do Litoral
 Edição: Adilson Gonçalves
O ex-secretário-adjunto de Turismo de Santos, Adilson Durante Filho, recebeu uma condenação da Justiça por danos morais coletivos após ter um ádio vazado em abril de 2019 onde ele proferiu um comentário racista. "Pardos e mulatos brasileiros são todos mau-caráter", dizia um dos trechos. A indenização foi de R$ 10 mil. A indenização será destinada a instituições que realizam ações de combate ao racismo. Cabe recurso.
O áudio foi publicado em um grupo de amigos de Durante Filho, mas acabou vazando e tomando as redes sociais ainda em abril de 2019. Dias depois o ex-secretário assumiu a autoria do áudio, se desculpou e pediu licença do cargo público. Ele foi exonerado semanas depois.
"Sempre que tiver um pardo, o pardo o quê que é? Não é aquele negão, né?, mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras – você tem que desconfiar de todos, de todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura, é, duma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo", disse Durante Filho no áudio.
CARTA DE DURANTE FILHO SOBRE O EPISÓDIO:
"Com relação a um antigo áudio de alguns anos atrás que circula nas mídias sociais, de minha autoria, gostaria de expor que, em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir. Jamais tive a intenção de atingir quem quer que seja, até porque assim me manifestei em um pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp.
Consigno que não tenho qualquer preconceito em razão de cor, raça ou credo, pois minha criação não me permitiria ser diferente. Peço, humildemente, desculpas a todos que se sentiram ofendidos, e expresso, por meio deste comunicado, meu mais profundo arrependimento quanto às palavras genericamente proferidas."

terça-feira, 3 de março de 2020

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O DIPLOMA HELONEIDA STUDART 2020; O HOMENAGEADO DESTE ANO É BENJAMIN DE OLIVEIRA, PRIMEIRO PALHAÇO NEGRO DO BRASIL

começaram nesta segunda-feira (02/03) as inscrições para a edição do Diploma Heloneida Studart 2020, premiação concedida anualmente pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa tem como objetivo destacar ações, produtores     culturais e movimentos culturais.   
 Neste ano, a premiação homenageia o aniversário de 150 anos do nascimento   do primeiro palhaço negro do país, Benjamin de Oliveira. As inscrições se   encerram no dia 08 de abril e podem ser feitas através do seguinte   formulário: https://forms.gle/qWedjSPgvAHzFp4x9.                                    
Segundo o regulamento, podem se inscrever pessoas físicas, instituições   públicas e privadas de todo o Estado do Rio de Janeiro que atuem em um dos   segmentos descritos nas regras de participação. A divulgação dos selecionados   será realizada até o dia 29 de maio no site da Alerj e nas redes sociais da   Casa  e da Comissão de Cultura. A diplomação está programada para o mês de j Junho, em local a ser divulgado.
"Seguimos firmes em defesa da cultura, em mais uma edição desse prêmio tão   importante que é exatamente um instrumento de reconhecimento e incentivo   para agentes, coletivos e instituições de ensino que atuam na área da cultura   do estado do Rio de Janeiro", disse o deputado Eliomar Coelho (PSOL),presidente da Comissão de Cultura da Alerj. 
As regras para a participação na premiação podem ser consultadas por meio do    link eu se segue: https://tinyurl.com/rh2qvz5.