sexta-feira, 2 de agosto de 2019

CIDADE SECULARMENTE NEGRA E PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, SALVADOR PODERÁ TER O PRIMEIRO PREFEITO NEGRO ELEITO PELO VOTO POPULAR EM 2020



                     Texto e edição: Adilson Gonçalves Fotos: Redes  Sociais
                Salvador poderá ter até quatro candidatos negros à prefeitura nas eleições do ano que vem: Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, a deputada estadual Olívia Santana (PC do B), a socióloga e ativista social, Vilma Reis e o vereador soteropolitano Moisés Rocha, podem se tornar postulantes ao cargo. Vovô afirma que sua candidatura tem o propósito de “eleger um negro para a prefeitura”.
Võvô do Ilê
“Eu me reuni com o presidente do PDT, Alexandre Brust, e meu nome ficou à disposição, mas a minha ideia é eleger algum prefeito ou prefeita negra para esta cidade. Estamos na cidade mais negra desse país e é importante ter um representante”, declarou o fundador do Ilê, que é o bloco afro mais antigo do Carnaval de Salvador.
A socióloga e ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), Vilma Reis, anunciou na terça-feira, 2 de Julho, sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador nas eleições de 2020. O anúncio foi feito por meio da redes sociais.
Vilma Reis
Vilma Reis é conhecida pela luta pelos direitos humanos, em especial pelos direitos da população negra. Ela divulgou sua pré-candidatura na rede social com a legenda “As Mulheres Negras construindo um programa para governar toda Salvador!!!”, seguida de uma imagem com os dizeres “Agora é ela”.

Segundo Vovô, outros nomes de negros com maior visibilidade também podem disputar o comando da prefeitura. “Já vimos os nomes de Vilma Reis e Olívia Oliveira. Vamos aguardar”, disse ele, cogitando ainda a possibilidade do vereador Moisés Rocha ser um deles
Moisés Rocha
“Para a campanha de 2020 nós queremos um prefeito ou uma prefeita negra. Em uma cidade onde a maioria é negra, os secretários são todos brancos, o governador é branco, o prefeito é branco. Então nós queremos essa mudança. Tem vários nomes, Olívia Santana seria um, tem Moisés Rocha também”, afirmou Vovô, no início do ano.

Olívia Santana
Ativistas do movimento negro se manifestaram em apoio à pré-candidatura em seus perfis nas redes sociais, marcando Vilma Reis e repetindo o que parece ser um de seus slogans de campanha, "#bicaonadiagonal”, frase que a socióloga costuma repetir em suas falas públicas direcionadas às mulheres afrodescendentes.
“Estou viva para ver uma prefeita negra nessa cidade! @ Vilma Reis minha candidata !”, escreve internauta na página de Vilma no Facebook.
Luta antirracista
De acordo com informações do Geledés Instituto da Mulher Negra, Vilma Reis é considerada uma referência nacional na luta antirracista e contra o genocídio da juventude negra.
No período de 2015 a 2019, Vilma ocupou o cargo de ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia e, em seu mandato, destacou-se pela aproximação do órgão a grupos vulneráveis e por pautar a discussão da democratização do sistema de Justiça.
Ainda não há informações sobre qual será o partido que a socióloga deve concorrer ao cargo.
 Cidade secular e predominantemente negra, Salvador somente veio a ter o primeiro vereador negro em 1985, quando Gilberto Gil concooreu ao cargo de vereador pelo Partido Verde.


#alerj #blogdoolharnegro




Nota da  Redação:

O único negro a comandar a Cidade da Bahia e governar para os soteropolitanos foi o advogado Edvaldo Brito, entre 1978 e 1979, quando fazia parte da antiga Arena e foi escolhido prefeito biônico pelo governador da época, Roberto Santos, de quem tinha sido secretário de Justiça.
Edvaldo Brito já tinha longa história ligada à cultura afro-brasileira, inclusive ocupando o cargo de babá egbé (pai da comunidade, em tradução livre para o português) do tradicional Terreiro do Gantois.
Foi ele também, quando titular da Secretaria de Justiça, talvez o principal responsável pelo Decreto de Lei editado em 15 de janeiro de 1976 pelo governador Roberto Santos para extinguir a necessidade de terreiros de candomblé pedirem autorização à polícia para fazer rituais.
De lá para cá, apenas vice-prefeitos negros ocuparam o cargo principal da cidade quando os titulares do cargo não estavam presentes. Foi o caso do próprio Edvaldo Brito, quando foi vice de João Henrique Carneiro, e da ex-vice-prefeita Célia Sacramento, vice no primeiro mandato de ACM Neto. Fonte: Portal 4P


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

MARIELLE FRANCO SERÁ AGRACIADA, POST MORTEM, COM O PRÊMIO DANDARA NA ALERJ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Marielle: homengemm póstuma
Texto e edição: Adilson Gonçalves
A ex-vereadora Marielle Franco do Psol Marielle Franco, assasinada no dia 14 de março de 2018, será homenageada com a entrega do Prêmio Dandara. A homenagem é uma iniciativa das deputadas estaduais, Renata Sousa, Mônica Francisco e Dani Monteiro. O Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 7 de agosto, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro,- Alerj, a partir das 18 horas. No último sábado, dia 27 de julho, Marielle completaria 40 anos. O fato foi lembrado pela deputada Renata Sousa, durante seu discurso durante a V Marcha das Mulheres Negras, realizada domingo, dia 28 de julho, em Copacabana.Nesta mesma data, o assasinato de Marielle completou 501 dias, ainda sem solução

No sentido horário: Renata, Dani, e Mõnica
"Brasil, teu nome é Dandara!

Dandara foi uma das lideranças do Quilombo de Palmares, lutou até a morte para não voltar a ser escravizada.

"Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês"

A vereadora Marielle Franco foi assassinada em 2018, vítima de um feminicídio político. Marielle lutava com favelados, negros e mulheres em defesa do direito à vida. Marielle tinha lado, o lado dos trabalhadores. Por isso, foi assassinada, por incomodar a Casa Grande.

"Na luta é que a gente se encontra!"

Dandara é uma ancestral de Marielle. Marielle já é uma referência para os que lutam pelo direito à vida. O Prêmio Dandara ser concedido a Marielle Franco transborda os limites de uma homenagem, é o símbolo de um encontro ancestral de luta.

Dandara, presente!
Marielle, presente!
Hoje e sempre!

Prêmio Dandara post mortem a Marielle Franco

7 de agosto

Às 18h

Alerj • Plenário Barbosa Lima Sobrinho

____

O Prêmio Dandara resgata o protagonismo da mulher negra na história da construção de nosso país e sua importância como agente transformador do mundo. Valorizar a diversidade, posicionando-se a favor da vivência e respeito às diferenças e a valorização da liberdade e igualdade entre todos.

#renatasousapsol #danimonteiropsol #cedine #monicafranciscopsol #alerj

segunda-feira, 29 de julho de 2019

ATRIZ RUTH DE SOUZA, REFERÊNCIA DE TODOS OS NEGROS, MORRE NO RIO, AOS 98 ANOS

         
Edição: Adilson Gonçalves
Morreu neste domingo (28/7) a atriz Ruth de Souza. Ela tinha 98 anos e estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde segunda-feira com um quadro de pneumonia. Ruth morreu às 11h20 deste domingo.


A carioca de Engenho de Dentro foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e estreou na em novelas pelas mãos de Ivani Ribeiro, em A deusa vencida, em 1965.
     O último trabalho de Ruth na televisão foi na série Se eu fechar os olhos agora, disponível no Globoplay. Ela também participou, entre outros, de A cabana do Pai TomásO bem amadoCambalachoMandalaRainha da SucataO cloneSenhora do destino.


     Nas telonas, ela foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao prêmio em um festival internacional pela atuação em Sinhá moça em 1954 no Festival de Veneza. E ainda fez filmes como O assalto ao trem pagador e As filhas do vento.
     A vida de Ruth foi tema de enredo de escola de samba em Ruth de Souza: Abre as asas sobre nós, levado à avenida pela Santa Cruz.
     Ruth Pinto de Souza foi a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, numa peça de Eugene O’Neill, O Imperador Jones. Ela também foi pioneira no Teatro Experimental do Negro e estreou no cinema em 1948, no filme Terra Violenta, adaptado do romance Terras do Sem Fim, de Jorge Amado..     
A atriz atuou em dezenas de programas na televisão, desempenhando o último papel de sua vida na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, exibida na Globo este ano.
MILTON GONÇALVES
 LAMENTA A PERDA DA AMIGA
Familiares, fãs e famosos como o ator Milton Gonçalves compareceram ao local para dar o último adeus à artista, que teve passagens de sucesso por produções da TV Globo.
“Nós estávamos havia uma semana conversando, participando de espetáculos e quando a gente se manifesta assim fica parecendo que estamos querendo aparecer. Não quero aparecer. Nós somos trabalhadores, somos pessoas que, na medida do possível, damos uns saltos para a massa, para o povo. Ela foi embora, então foi embora um talento, essa é a grande dor. Foi embora uma atriz, uma pessoa maravilhosa, uma amiga, uma pessoa sorridente e sempre muito feliz”, disse Milton Gonçalves sobre a atriz Ruth de Souza.
                    Amigos e colegas prestaram suas                                          homenagens via redes sociais:
Zeze Motta: “Ruth de Souza se despediu de nós na manhã deste domingo. Aos 98 anos nossa amada partiu, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para muitos jovens artistas negros. Foram inúmeros trabalhos que fizemos juntos, já fui filha, amiga, entre tantos papéis em produções que juntas atuamos. Aprendi muito com Ruth, muito mesmo… Há 15 dias atrás tive ainda o privilégio de gravar uma cena com Ruth, para um filme que ainda vai estrear, tenho quase certeza que foi esse o último filme dela, ou seja, Ruth partiu fazendo aquilo que mais amava! Descanse em paz minha amada. Imortal. Lendária. Icônica. #RuthdeSouza #RipRuthdeSouza”
Lázaro Ramos: “Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor à cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A familia que vc formou continuará. Nós seguiremos em honra a vc. Te amo profundamente.”
Buchecha: “Nos deixou, uma grande atriz e uma mulher vencedora, guerreira, descanse em paz Ruth de Souza, meus sentimentos aos familiares”
Míriam Leitão: “Atriz Ruth de Souza foi uma gigante das artes, da defesa do povo negro. Que privilégio foi coouza, grande atriz que construiu carreira no teatro, cinema e na televisão brasileira, partiu para outro plano hoje, aos 98 anos. Deixa um verdadeiro legado. Vá em paz, dona Ruth! Saudades! #ruthdesouza #ripruthdesouza”.
Lucy Ramos: “Hoje perdemos Ruth de Souza, primeira atriz negra que construiu carreira na televisão brasileira. Obrigada por ter aberto tantas portas. Ficamos com a responsabilidade de manter seu legado sempre vivo”
Maju Coutinho: “Descanse em paz, querida Ruth de Souza. Obrigada por ter aberto caminhos com seu talento. Foi um prazer te conhecer pessoalmente.”
Flávia Alessandra: “Esse sorriso inesquecível e essa carreira impecável. Vá em paz, Dona Ruth de Souza.”
Beth Goulart: Gratidão Ruth de Souza por seus 98 anos dedicados a arte brasileira, trazendo luz para as consciências da sociedade sobre o preconceito que ainda existe em nosso tempo. Ela foi um farol de talento e coragem, um canto de liberdade e respeito. Reconhecimento, admiração e amor sempre #ruthdesouza #rip #luto #brasil #mundo #dramaturgia #artes #cinema #televisão #teatro #cultura #educação #ripruthdesouza #gratidão
#cedinerj