segunda-feira, 29 de julho de 2019

ATRIZ RUTH DE SOUZA, REFERÊNCIA DE TODOS OS NEGROS, MORRE NO RIO, AOS 98 ANOS

         
Edição: Adilson Gonçalves
Morreu neste domingo (28/7) a atriz Ruth de Souza. Ela tinha 98 anos e estava internada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde segunda-feira com um quadro de pneumonia. Ruth morreu às 11h20 deste domingo.


A carioca de Engenho de Dentro foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e estreou na em novelas pelas mãos de Ivani Ribeiro, em A deusa vencida, em 1965.
     O último trabalho de Ruth na televisão foi na série Se eu fechar os olhos agora, disponível no Globoplay. Ela também participou, entre outros, de A cabana do Pai TomásO bem amadoCambalachoMandalaRainha da SucataO cloneSenhora do destino.


     Nas telonas, ela foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao prêmio em um festival internacional pela atuação em Sinhá moça em 1954 no Festival de Veneza. E ainda fez filmes como O assalto ao trem pagador e As filhas do vento.
     A vida de Ruth foi tema de enredo de escola de samba em Ruth de Souza: Abre as asas sobre nós, levado à avenida pela Santa Cruz.
     Ruth Pinto de Souza foi a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, numa peça de Eugene O’Neill, O Imperador Jones. Ela também foi pioneira no Teatro Experimental do Negro e estreou no cinema em 1948, no filme Terra Violenta, adaptado do romance Terras do Sem Fim, de Jorge Amado..     
A atriz atuou em dezenas de programas na televisão, desempenhando o último papel de sua vida na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, exibida na Globo este ano.
MILTON GONÇALVES
 LAMENTA A PERDA DA AMIGA
Familiares, fãs e famosos como o ator Milton Gonçalves compareceram ao local para dar o último adeus à artista, que teve passagens de sucesso por produções da TV Globo.
“Nós estávamos havia uma semana conversando, participando de espetáculos e quando a gente se manifesta assim fica parecendo que estamos querendo aparecer. Não quero aparecer. Nós somos trabalhadores, somos pessoas que, na medida do possível, damos uns saltos para a massa, para o povo. Ela foi embora, então foi embora um talento, essa é a grande dor. Foi embora uma atriz, uma pessoa maravilhosa, uma amiga, uma pessoa sorridente e sempre muito feliz”, disse Milton Gonçalves sobre a atriz Ruth de Souza.
                    Amigos e colegas prestaram suas                                          homenagens via redes sociais:
Zeze Motta: “Ruth de Souza se despediu de nós na manhã deste domingo. Aos 98 anos nossa amada partiu, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para muitos jovens artistas negros. Foram inúmeros trabalhos que fizemos juntos, já fui filha, amiga, entre tantos papéis em produções que juntas atuamos. Aprendi muito com Ruth, muito mesmo… Há 15 dias atrás tive ainda o privilégio de gravar uma cena com Ruth, para um filme que ainda vai estrear, tenho quase certeza que foi esse o último filme dela, ou seja, Ruth partiu fazendo aquilo que mais amava! Descanse em paz minha amada. Imortal. Lendária. Icônica. #RuthdeSouza #RipRuthdeSouza”
Lázaro Ramos: “Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor à cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A familia que vc formou continuará. Nós seguiremos em honra a vc. Te amo profundamente.”
Buchecha: “Nos deixou, uma grande atriz e uma mulher vencedora, guerreira, descanse em paz Ruth de Souza, meus sentimentos aos familiares”
Míriam Leitão: “Atriz Ruth de Souza foi uma gigante das artes, da defesa do povo negro. Que privilégio foi coouza, grande atriz que construiu carreira no teatro, cinema e na televisão brasileira, partiu para outro plano hoje, aos 98 anos. Deixa um verdadeiro legado. Vá em paz, dona Ruth! Saudades! #ruthdesouza #ripruthdesouza”.
Lucy Ramos: “Hoje perdemos Ruth de Souza, primeira atriz negra que construiu carreira na televisão brasileira. Obrigada por ter aberto tantas portas. Ficamos com a responsabilidade de manter seu legado sempre vivo”
Maju Coutinho: “Descanse em paz, querida Ruth de Souza. Obrigada por ter aberto caminhos com seu talento. Foi um prazer te conhecer pessoalmente.”
Flávia Alessandra: “Esse sorriso inesquecível e essa carreira impecável. Vá em paz, Dona Ruth de Souza.”
Beth Goulart: Gratidão Ruth de Souza por seus 98 anos dedicados a arte brasileira, trazendo luz para as consciências da sociedade sobre o preconceito que ainda existe em nosso tempo. Ela foi um farol de talento e coragem, um canto de liberdade e respeito. Reconhecimento, admiração e amor sempre #ruthdesouza #rip #luto #brasil #mundo #dramaturgia #artes #cinema #televisão #teatro #cultura #educação #ripruthdesouza #gratidão
#cedinerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário