sexta-feira, 11 de outubro de 2019

OUTUBRO ROSA: COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER DA ALERJ PROMOVE CURSO DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Fonte: Alerj Edição:Adilson Gonçalves
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), presidida pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), realizou nesta quinta-feira (10/10), no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), o curso ‘Prevenção e Controle de Câncer de Mama e do Colo Uterino´, ministrado pela professora e enfermeira obstetra Marília Pereira Queirós.
A palestra, promovida pelo Capacita Mulher da Elerj, foi destinada a alunas de enfermagem e funcionárias da Casa, e destacou a importância de levar o conhecimento da prevenção ao máximo de pessoas possíveis, pois existem regiões no Estado do Rio em que o acesso a exames de mamografia é escasso. Marília Queirós enfatizou a relevância do exame preventivo.
“Falar da campanha do Outubro Rosa é de suma importância, já que o câncer de mama é a doença que causa mais mortes de mulheres no Brasil. Reforçar o cuidado com a saúde é sempre a melhor forma de prevenir o câncer”, explicou a professora Marília.
A palestrante também reiterou a importância de manter uma vida física e mental saudável. “Além da realização dos exames médicos e do autoexame, a mulher deve procurar manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, pois interfere diretamente na saúde do seu corpo”, salientou.
Já a deputada Enfermeira Rejane pontuou a importância do projeto. "O Capacita Mulher, edição especial do Outubro Rosa, é fundamental para luta em favor da saúde da mulher. Quanto mais abraçarmos a luta contra o câncer de mama, mais atenção teremos das autoridades”, disse a parlamentar.
A estudante de direito, Juliana Rodrigues, de 21 anos, relatou que sempre teve dúvidas a respeito da saúde da mulher. “Mesmo com o acesso à informação, nem sempre conseguimos entender ao certo o que se pode ou não fazer. O câncer de mama e de colo uterino, infelizmente, ainda mata muitas mulheres e nós não podemos ficar de braços cruzados. A palestra abriu meus olhos quanto a alguns cuidados básicos com a saúde”, contou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário