quarta-feira, 16 de outubro de 2019

HÁ 53 ANOS ERA FUNDADO O GRUPO PANTERAS NEGRAS NO ESTADOS UNIDOS- PARTE 1


Fonte:R 7Edição Adilson Gonçalves
Há 53 anos, mais precisamente no dia 15 de outubro de 1966, era fundado nos Estados Unidos da América o Partido dos Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP), originalmente denominado Partido Pantera Negra para Auto-defesa (em inglês, Black Panther Party for Self-Defense Pantera Negra. Eles foram um dos movimentos mais radicais que já existiu nos Estados Unidos. O objetivo era lutar contra o preconceito racial nos EUA durante o século XX e dar voz aos negros; eles lutavam ainda contra a violência sofrida pelos negros e sua exploração pelos capitalistas. Por conta da perseguições policiais, o PNs passaram a defender a resistência armada. Esse movimento foi formado na década de 1960 por Huey Newton e Bobby Seale, na cidade de Oakland, na Califórnia. Inicialmente, o grupo foi criado para a autodefesa. Porém, logo após o grupo começou a adotar ideias marxistas. Até porque, eles queriam lutar contra a exploração dos negros no meio capitalista, ligavam os princípios marxistas de divisão de classes burguesa e de trabalhadora com a luta racial. Na avaliação deles, a mão de obra escrava era a principal formadora de riqueza nos Estados Unidos, um país capitalista.
Vale destacar ainda que eles se viam como uma vanguarda na luta do movimento negro estadunidense, por conta das posições políticas defendidas por Mao Tsé-tung em seu Livro Vermelho. Eles diferenciavam-se das ações pacifistas de Martin Luther King e do caráter religioso islâmico dado à luta dos negros por Malcom X. Como já foi dito, defendiam ainda o armamento das comunidades negras. E isso, só ocorreu por conta dos constantes atos de violência e brutalidade policial a que foram submetidos cotidianamente. Tanto é que já ocorreram inúmeros confrontos armados entre Panteras Negras e Policiais. Inclusive, um dos idealizadores do movimento, o Huey Newton, em 1967 havia sido preso por matar um policial em Oakland. Porém, esse caso gerou ainda mais motivos para os panteras Negras se rebelarem. Até porque, eles contestatavam o fato de os negros serem sempre julgados por pessoas brancas. Ou seja, eles queriam que negros compusessem o júri pelo qual seriam julgados.
 Com essa radicalização das ações, no final da década de 60, os Panteras Negras se fortaleceram e popularizaram ainda mais. Tanto é que tiveram mais de 2 mil membros e escritórios nas principais cidades do país. Com o crescimento do partido, foi intensificada a perseguição do FBI ao partido.  J. Edgar Hoover, o chefe do FBI da época, chegou a apontar os Panteras Negras como a principal ameaça à segurança interna dos EUA. Até porque, entre 1966 e 1970 pelo menos 15 policiais e 34  integrantes fod panteras negras morreram em conflitos urbanos. (continua amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário