segunda-feira, 5 de agosto de 2019

PROTOCOLADO NA ALERJ CRIAÇÃO DO DIPLOMA RUTH DE SOUZA, DESTINADO À DEFESA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA

Texto e edição: Adilson Gonçalves
fotos: Redes sociais
Foi protocolado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ( Alerj) a criação do diploma Ruth de Souza. A iniciativa é da deputada Estadual Mônica Francisco Psol A homengem "será destinado às pessoas físicas e jurídicas que reconhecidamente tenham prestado meritória e destacada atuação na defesa e valorização da cultura afro-brasileira", conforme texto do projeto de resolução nº 194/2019, apresentada pela parlamentar à mesa diretora da Alerj, na semana passada.
E a parlamentar explica o motivo da homenegem e criação do diploma: "A biografia da própria Ruth de Souza, mulher negra, nascida na zona norte do Rio. Uma figura que rompeu muitas barreiras, do machismo, do racismo, ousou sonhar, mesmo quando as pessoas não acreditavam que uma menina negra tivesse sonhos - frase sua.

        Hoje é impossível falar sobre arte e dramaturgia sem falar de Ruth que foi, inclusive, a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, em 1954, no Festival de Veneza.
        A atriz nos deixou órfãos do seu talento e pioneirismo, mas trabalharemos, sempre que possível, para manter seu legado vivo, assim como de todas as outras figuras que existiram e resistiram antes de nós!





#blogdoolharnegro #alerj #monicafrancisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário