quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

ESTUDANTE COTISTA DE SÃO GONÇALO É APROVADA PARA FACULDADE ALEMÃ

Fonte: O São Gonçalo Edição: Adilson Gonçalves
Moradora de São Gonçalo, a estudante Evelyn dos Santos Gomes de Jesus, de 22 anos, foi admitida para fazer um intercâmbio na Universität Leipzig, que fica na Alemanha. A menina é cotista de Relações Internacionais, na Universidade Federal Fluminense (UFF), e foi aprovada para a instituição estrangeira em janeiro. Para custear as despesas, ela está promovendo uma vaquinha online.
Segundo a estudante, esta é a maior oportunidade que eu já recebeu para obter uma melhor formação acadêmica e pessoal. A universidade é uma das mais antigas da Alemanha, e é onde figuras públicas notáveis como a atual chanceler alemã, Angela Merkel, e a ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, escolheram estudar.
“Consegui essa bolsa porque apliquei para as oportunidades de intercâmbio que a UFF disponibiliza aos alunos. Eu tentei diferentes editais para conseguir, todos na Alemanha, mas o que disponibilizou auxílio financeiro eu infelizmente não fui selecionada. Mas ainda assim consegui a vaga na universidade, mesmo sem auxílio”, contou a menina, que mora com o pai no Bairro Almerinda, mas foi criada no Engenho Pequeno, ambos em São Gonçalo.
Evelyn iniciou Relações Internacionais em 2015, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mas devido às despesas com passagens - que hoje seriam de aproximadamente R$342 mensalmente - precisou trancar e conseguiu transferência em 2016 para a UFF, através do Enem.
“Lembro que, na escola, fui selecionada para um coaching social vocacional, onde eu tive a certeza sobre minha paixão por estudar sobre países e suas diferentes culturas e como se dão suas relações. Em 2016, tive a oportunidade de integrar a equipe de Relações Internacionais dos voluntários nas Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, onde auxiliamos Chefes de Estado e membros da FIFA e IAAF ao longo de todo o evento”, explicou a estudante.
‘Vaquinha online’ vai ajudar a custear estudo


As aulas de Evelyn na Alemanha iniciam em 27 de março. Porém, a jovem ainda não tem o dinheiro necessário para custear as despesas iniciais, avaliadas em quase R$16 mil. Por isso, ela resolveu fazer uma vaquinha online.
O dinheiro arrecadado será utilizado para custeio da moradia, que fica entre 200 a 250; a taxa alemã de 110, necessária para pedir permissão de residência no país; seguro saúde de 50, que todo estudante deve adquirir durante todo período de intercâmbio; e passagem de avião, que está aproximadamente R$2,5 mil.
“O valor é bem alto, mas é porque ao chegar, eu devo comprovar que tenho como me financiar durante todo o intercâmbio. Se eu não fizer isso, não tenho como ir. Eu já procuro trabalho lá de babá, mas como eu preciso chegar lá para conseguir não é algo que eu possa comprovar rendimento agora. A taxa de câmbio da moeda brasileira para o euro pra variar está muito alta, tornando as coisas ainda mais desafiadoras”, disse.
Quem quiser ajudar a estudante a fazer o intercâmbio, pode fazer doações para a conta 34036-9, agência 6895, do Banco Itaú, em nome de Evelyn dos Santos Gomes de Jesus, de CPF 123.543.037-50, ou através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/moradora-goncalense-aceita-em-universidade-alema

Nenhum comentário:

Postar um comentário