quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

MULHER NEGRA É ACUSADA INJUSTAMENTE DE ROUBO EM CURITIBA PRATICADO POR OUTRA PESSOA

 
Marli Teixeira Leite: "campanhas
educativas serão implementadas"
 
Texto e Edição: Adilson Gonçalves
Uma mulher negra foi acusada por um casal de idosos brancos de ser a autora do furto da carteira de outra mulher, branca, no interior de um ônibus do transporte público de Curitiba. A Polícia foi acionada e após a revista feita pelos policiais militares, alertados por outros passageiros constataram que a verdadeira  autora do furto era outra mulher, branca, que viajava  na parte traseira do coletivo. O caso aconteceu há exatamente uma semana, dia 16, quinta-feira, dentro de um ônibus bi-articulado na capital paranaense.  Um vídeo do incidente foi feito e postado nas redes sociais e até este domingo, 19, tinha atingindo  mais de 8 mil visualizações e 7, 8 mil compartilhamentos. 

 Em nota emitida à imprensa, a Polícia Militar informou que uma guarnição da corporação foi acionada, no dia 16/01/2020, por volta das 14h20, na região central de Curitiba, atendendo à uma comunicação do furto de uma carteira em um bi-articulado, e prontamente agiu. Segundo ainda a assessoria, “Os policiais entraram no ônibus, fizeram uma avaliação imediata e abordaram quem as vítimas indicaram, conseguindo, assim, recuperar os pertences das vítimas idosas que, naquele momento, encontravam-se em situação de vulnerabilidade. A PM abordou, neste caso, uma mulher negra, que foi indicada pelas vítimas, mas fez a abordagem com o consentimento dela, assim como abordou outra mulher, igualmente indicada no local”.
A Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Racial  paranaense, através de sua titular,  Marli Teixeira Leite, lamentou o fato:
“É um caso que nos deixa extremamente tristes. Lamentamos que após 132 anos da abolição da escravatura a cor da pele continue definindo as chances de abordagem policial, o tratamento dado pela Justiça, e a intolerância as religiões de matrizes africanas. A Assessoria da Promoção da Igualdade Racial sempre promove campanhas publicitárias para combater o racismo e a injúria racial. Neste ano vamos intensificar os trabalhos”, explicou Marli Teixeira Leite, assessora da Promoção da Igualdade Racial.
As campanhas trabalham com orientações e explicam o que configura os crimes de racismo, preconceito e injúria racial. Marli Teixeira Leite explica ainda que pessoas negras que se sentirem discriminadas podem procurar a Assessoria da Promoção da Igualdade Racial para pedir apoio e orientações.
A Assessoria fica na Rua Barão do Rio Branco, 45, 2º andar, no Centro de Curitiba. O telefone de contato é o 3221-2712.

Nenhum comentário:

Postar um comentário