quarta-feira, 21 de março de 2012

NO DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, TORCIDA VASCAÍNA REALIZA PROTESTO DURANTE JOGO DO TIME EM SÃO JANUÁRIO CONTRA EQUIPE PARAGUAIA


Edfição: Adilson Gonçalves/
Revoltados com os atos racistas de parte da torcida do Libertad (PAR), que ofendeu os zagueiros Dedé e Renato Silva e atacante Alecsandro durante o confronto da última quarta-feira, dia 14, torcedores vascaínos fizeram uma campanha contra o racismo. O ato tem a participação, inclusive, de MC Charles, autor do funk "Trem-Bala da Colina".
Além de Dedé, Alecsandro e Renato Silva
também foram ofendidos com insultos racistas de torcedores paraguaios
Para a campanha, foi criada uma música e gravado um vídeo,  divulgado nas redes sociais para que os vascaínos possam canta-l durante o jogo de  de hoje, quarta-feira, dia 21 de março -  data mundial da luta contra a discriminação racial  diante do mesmo Libertad, em São Januário. Ela será cantada na arquibancada antes do início da partida. Há a intenção também que os torcedores pintem os rostos de preto e branco em alusão ao símbolo contra o racismo. A canção lembra a História do clube cruz-maltino, que foi um dos primeiros a aceitar jogadores negros em seu elenco e chegou a enfrentar a federação carioca no início dos anos 20 para defender os direitos destes.

Membros de uma torcida organizada do Vasco prometem ir à partida com a camisa preta, terceiro uniforme do clube, com a seguinte mensagem às costas: "Racismo é crime".
- Todo mundo da torcida vai vir com essa camisa. Todos ficaram muito chateados com o episódio. Esse é o tipo da coisa que é lamentável não só no Brasil como em qualquer parte do mundo - ressaltou Rodrigo Aguiar, de 21 anos.
Na loja oficial do clube, a procura pelo terceiro uniforme do ano passado já era grande e aumentou ainda mais durante esta semana.
Ao desembarcar no Brasil, após a partida da última quarta-feira, no Paraguai, jogadores brasileiros como os zagueiros Dedé e Renato Silva, além do atacante Alecsandro, relataram atos racistas de parte da torcida do Libertad.


Veja a letra da música abaixo:
"Time de tradição, 
que acabou com o preconceito.
É por isso que eu carrego
a cruz de malta no meu peito.
Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô...
Não ao racismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário