sábado, 2 de julho de 2011

ESTUDANTES DO PROUNI E COTISTAS TERÃO DIREITO A DESCONTO DE 50% NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO

Fonte: Radio JBFM
Rio - Estudantes bolsistas do ProUni  e cotistas de unidades do ensino superior beneficiários das políticas públicas terão direito ao Bilhete Único Carioca. Segundo a prefeitura,  30 mil estudantes serão beneficiados com o desconto de 50% nas passagens de ônibus pagas com o bilhete,  que começará a ser utilizado no dia primeiro de agosto. O Bilhete Único Carioca para os universitários do ProUni  e cotistas,  numa primeira etapa,  será aceito apenas nos ônibus convencionais, sem ar-condicionado,  e  dará direito a duas viagens por dia. O  bilhete não poderá ser usado nos fins de semana. Os estudantes interessados devem se cadastrar nos postos do Riocard a partir do próximo dia 15.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

UNICEF:MORTALIDADE INFANTIL É MAIOR ENTRE CRIANÇAS NEGRAS E INDÍGENAS



Apesar dos avanços, alguma
 coisa continua fora da ordem
 
Segundo o Relatório da Situação Mundial da Infância  do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que avalia a situação da criança em 194 países, 9,7 milhões de crianças com menos de cinco anos morreram em todo o mundo por problemas relacionados à pobreza. Os números da Unicef no Brasil mostram que a mortalidade infantil entre as crianças de mães negras é 40% maior do que a dos filhos de mães brancas e entre os indígenas a mortalidade infantil é de 48,5 por mil nascidos, que é duas vezes a taxa das crianças brancas
No Brasil, entre 2004 e 2006, houve uma queda de 41% no total de mil nascidos vivos. A mortalidade das crianças de até cinco anos, que antes era de 34 e passou a ser de 20 . O documento da Unicef  mostra que 74 mil crianças, com menos de cinco anos, morreram no Brasil no ano de 2006, e faz parte de uma lista de 60 países selecionados para que sejam alcançadas as Metas do Milênio da ONU para 2015. Um dos objetivos do estudo é o combate à mortalidade infantil no mundo para que ela seja reduzida em 2/3 da que havia em 1990.
Apesar desses dados divulgados, o Brasil melhorou de posição no ranking na taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos) passando do 86º lugar para o 113º- em 1990 o total era de 57 mortes por mil nascidos vivos e em 2006 este indicador caiu para 20 mortes. Na América do Sul, o Chile está no 148º lugar, com um total de nove mortes por mil nascidos; o Uruguai ocupa o 138º, com 12 mortes; a Argentina está em 125º lugar com 16 mortes e Cuba aparece com apenas sete mortes, que é o melhor resultado da região, acima, inclusive, dos EUA, que tem um indicador de oito óbitos.
Em relação à mortalidade infantil das crianças com menos de um ano de idade, o Brasil registra 19 mortes por mil nascidos vivos. Os países com os piores índices de mortes na infância são: Serra Leoa (270), Angola (260), Afeganistão (257) e Níger (253) e as melhores condições de vida do planeta para a infância acontecem nos seguintes países: Suécia, Cingapura, San Marino, Islândia, Andorra e Liechtenstein todos com um total de três mortes por cada mil nascidos vivos até os cinco anos de idade.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

MÁRCIO GUALBERTO ELABORA CURSO ÉTNICO-RACIAL E BUSCA INSTITUIÇÃO PARA MINISTRÁ-LO

O objetivo do curso livre “Introdução à Temática Étnico-Racial no Brasil Contemporâneo” é, como o nome diz, apresentar elementos introdutórios que permitam que um público, que não lida diretamente com os temas relacionados ao racismo, discriminação racial, preconceito e seus desdobramentos, possa compreender como essa questão se tornou em poucos anos um dos temas centrais da agenda política nacional.
Assim, temas como cotas, ações afirmativas, religiosidade afro-brasileira, o Movimento Negro, a imprensa negra, as questões de gênero, o negro/a no mercado de trabalho, indicadores das desigualdades étnico-raciais, entre outros, serão apresentados numa linguagem coloquial que permita uma ampla compreensão de conceitos antes restritos ao campo das ciências sociais.
Esse curso livre não tem a pretensão nem de ser, nem de substituir o saber acadêmico, mas introduzir o/a participante em temas por ele totalmente desconhecidos ou, quando muito, apenas tangenciados.
A proposta é que esse curso seja realizado num período mínimo de 10 e máximo de 30 horas/aula, de acordo com a perspectiva estabelecida pela Universidade, Escola ou Entidade que se proponha a recebê-lo.
O custo do curso é de R$ 50 reais por pessoa, formando-se turmas de 30 a, no máximo, 50 alunos. Como recursos pedagógicos serão usadas apresentações em Power Point e  indicadas bibliografias sobre cada um dos temas tratados .
No caso do pacote de 10 horas a idéia é que se faça uma maratona de quinta e sexta-feira (duas horas de aula, das 19h às 21h00 e no sábado uma jornada de seis horas divididas em três horas pela manhã, parada para almoço e mais três horas a tarde.
O curso será aplicado em todo o país com entidades que queiram ser parceiras da Aamap nesta iniciativa. Os valores arrecadados serão divididos entre a Aamap e a entidade parceira e caberão a estas duas organizações também a emissão de participação no curso.

A grade curricular do curso segue abaixo:
Racismo e Anti-Racismo no Brasil – um pouco da história
Resistência e Luta – Quilombos, Imprensa Negra e o Movimento Negro
O Black is Beautiful, as lutas de libertação nos países africanos, a influência americana
Ações afirmativas, políticas de cotas e a agenda negra para o País


Sobre Márcio Gualberto, autor e facilitador do curso: Jornalista profissional, Coordenador Geral do Coletivo de Entidades Negras, Secretário Executivo da Aamap (Associação Afro-Brasileira Movimento de Amor ao Próximo), editor do blog Palavra Sinistra, colunista de Afropress e autor do Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil.
Telefones:
(22)8160-6376 (Tim/Araruama)
(22)8819-6832 (OI/Araruama)
(21)7596-7156 (Claro-RJ)
MSN: marciodexango@hotmail.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEIA MILTON SANTOS NO 10º ANO DE SUA MORTE


Representações diplomáticas de 16 países onde
o professor lecionou estarão presentes à solenidade

O intelectual, pesquisador, político, jornalista e geógrafo Milton Santos, que completou 10 anos de morte no dia 24 deste mês, foi homenageado  nesta terça-feira (28 de junho), às 10h, em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
 A sessão foi requerida pelo deputado Federal baiano, Luiz Alberto (PT/BA). A homenagem tem o objetivo de realçar a importância de Milton Santos - um dos mais importantes intelectuais da história do Brasil - para a sociedade brasileira.  Ele considera esta,  uma forma de repercutir no parlamento as contribuições do geógrafo para o país.
A mesa da sessão será composta pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, o ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad, o presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira de Araújo, do ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, os reitores das Universidades de Brasília (UNB), do Recôncavo (UFRB) e da Bahia (UFBA), José Geraldo de Sousa Junior, Paulo Gabriel Nacif e Dora Leal Rosa; e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
Representações diplomáticas dos países onde Milton Santos atuou como professor, pesquisador e consultor, no período de 1964 a 1978, também marcarão presença na sessão solene. A saber: França, Portugal, Espanha, Tanzânia, Guiné Bissau, Senegal, Costa do Marfim, Mali, Nigéria, África do Sul, Japão, Venezuela, Costa Rica, México, Canadá e Estados Unidos.
Na ocasião, outras entidades também prestarão homenagens a Milton Santos: o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, o prefeito de Brotas de Macaúba, na Bahia, Litercílio de Oliveira Jr, cidade onde o geógrafo nasceu; a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal, os movimentos pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas do Distrito Federal, os Institutos de Geografia, História, Sociologia e Ciências Sociais da UnB, os professores Fernando Conceição (grupo de pesquisa Permanecer Milton Santos, UFBA), Manoel Lemes (PUC/Campinas) e também de sua neta, Nina Santos, que representará a família durante a sessão.
Biografia
A história e trajetória política e intelectual de Milton Santos reafirmam a importância da sua luta por justiça e igualdade, e da participação de homens e mulheres negras na construção do país.
Nascido em 3 de maio de 1926, ao longo da sua vida, escreveu  40 livros, foi co-autor de dezenas de outros e publicou artigos em jornais brasileiros importantes, como Folha de São Paulo, Correio Braziliense e jornal A Tarde, da Bahia. Na década de 90, ganhou prêmios como o "Estação Cultural" e o Vautrin Lud (considerado o Nobel da Geografia).
Milton Santos dedicou toda a sua obra ao entendimento das supra e sobre-estruturas formativas das desigualdades entre os homens e as sociedades humanas ao redor do mundo. Suas colocações transbordaram o âmbito da Geografia para se espraiar por outros domínios e usos quando, no início dos anos 90, a partir da Europa (França), se organizou um movimento para se contrapor à irracionalidade do financismo global - que marcou a nova fase do capitalismo a partir dos anos 1970, travestido de "globalização".
 O trabalho de Milton Santos serviu de inspiração para o que, hoje, veio a se constituir como Fórum Social Mundial, o qual foi convidado a se associar como fundador.