sexta-feira, 1 de julho de 2011

UNICEF:MORTALIDADE INFANTIL É MAIOR ENTRE CRIANÇAS NEGRAS E INDÍGENAS



Apesar dos avanços, alguma
 coisa continua fora da ordem
 
Segundo o Relatório da Situação Mundial da Infância  do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que avalia a situação da criança em 194 países, 9,7 milhões de crianças com menos de cinco anos morreram em todo o mundo por problemas relacionados à pobreza. Os números da Unicef no Brasil mostram que a mortalidade infantil entre as crianças de mães negras é 40% maior do que a dos filhos de mães brancas e entre os indígenas a mortalidade infantil é de 48,5 por mil nascidos, que é duas vezes a taxa das crianças brancas
No Brasil, entre 2004 e 2006, houve uma queda de 41% no total de mil nascidos vivos. A mortalidade das crianças de até cinco anos, que antes era de 34 e passou a ser de 20 . O documento da Unicef  mostra que 74 mil crianças, com menos de cinco anos, morreram no Brasil no ano de 2006, e faz parte de uma lista de 60 países selecionados para que sejam alcançadas as Metas do Milênio da ONU para 2015. Um dos objetivos do estudo é o combate à mortalidade infantil no mundo para que ela seja reduzida em 2/3 da que havia em 1990.
Apesar desses dados divulgados, o Brasil melhorou de posição no ranking na taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos) passando do 86º lugar para o 113º- em 1990 o total era de 57 mortes por mil nascidos vivos e em 2006 este indicador caiu para 20 mortes. Na América do Sul, o Chile está no 148º lugar, com um total de nove mortes por mil nascidos; o Uruguai ocupa o 138º, com 12 mortes; a Argentina está em 125º lugar com 16 mortes e Cuba aparece com apenas sete mortes, que é o melhor resultado da região, acima, inclusive, dos EUA, que tem um indicador de oito óbitos.
Em relação à mortalidade infantil das crianças com menos de um ano de idade, o Brasil registra 19 mortes por mil nascidos vivos. Os países com os piores índices de mortes na infância são: Serra Leoa (270), Angola (260), Afeganistão (257) e Níger (253) e as melhores condições de vida do planeta para a infância acontecem nos seguintes países: Suécia, Cingapura, San Marino, Islândia, Andorra e Liechtenstein todos com um total de três mortes por cada mil nascidos vivos até os cinco anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário