domingo, 27 de janeiro de 2013

MORRE NO RIO, AOS 75 ANOS, O CINEASTA ZÓZIMO BULBUL, O MAIS AFRICANISTA DOS AFRO BRASILEIROS E O PRIMEIRO PROTAGONISTA NEGRO DE UMA DE NOVELA BRASILEIRA

Textos*, fotos e edição: Adilson Gonçalves
*Com G1

O ATOR MILTON GONÇALVES CONSOLA BIZA VIANA, VIÚVA DE  ZÓZIMO DURANTE O VELÓRIO;
 ATRAS DELES, O FOTÓGRAFO VANTOEN PEREIRA JÚNIOR, SOBRINHO DO CINEASTA
O ator e cineasta Zózimo Bulbul morreu nesta quinta-feira aos 75 anos em seu apartamento, na praia do Flamengo, ao lado da mulher, Biza Vianna, com que era casado havia 30 anos. Não deixa filhos. Sofreu um infarto às 9h50. O velório foi realizado no mesmo dia na Câmara Municipal, na Cinelândia, de 17h a 20h, e na sexta de 8h às 11h. O sepultamento foi reaizado na  sexta-feira, dia 25 de Janeiro, às 12h, no cemitério São Francisco Xavier, no Caju.
Chacrinha chamava o ator Zózimo de “o negro mais bonito do Brasil”. Em 1969, Zózimo foi par romântico de Leila Diniz na novela “Vidas em conflito”, da TV Excelsior”. O escândalo fez com que a censura da ditadura militar vetasse a novela. Aproveitando-se da polêmica, o estilista Dener convidou Zózimo para desfilar, tornando-o o primeiro manequim de uma grande grife brasileira. “Fui capa de revista, um sucesso! Só que não me conformaria em ser um ator vazio”, contava.
Sua carreira havia começado nas peças do Centro Popular de Cultura da UNE e se encorpou no cinema, no qual se tornou um dos maiores expoentes da cultura afro-brasileira, como fazia questão de ressaltar, nas décadas de 1960 e 70. Estreou em em 1962, em “Cinco Vezes Favela”, um dos no marcos do Cinema Novo. Fez mais de 30 filmes, incluindo clássicos como “Terra em transe”, de Glauber Rocha”, “Compasso de espera”, de Antunes Filho” e “Grande sertão”, de Geraldo Santos Pereira.
VERA BARBOSA, SEUS DOIS FILHOS,
 SOBRINHOS NETOS DE ZÓZIMO,
 E HELENA PEREIRA, IRMÃ DO CINEASTA 
Amigo de Vinicius
Em 1974, estreou como diretor com o curta em preto e branco “Alma no Olho”, uma reflexão da identidade negra por meio da linguagem corporal. Zózimo aproveitara os negativos que sobraram do filme de Antunes Filhos para rodar seu curta-metragem. Os integrantes da censura achavam que a obra tinha tom “subversivo” e o chamaram para depor. Perguntaram sob ordem de quem ele havia feito feito tão sofisticado, imaginando que chegariam a uma complexa mente comunista. “Sob ordens do amigo e poeta Vinicius de Moraes”, respondeu Zózimo.
Para o documentarista e antropólogo Noel Santos de Carvalho, que defendeu em 2006 na USP a tese de doutorado “Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul”, “Alma no Olho” é sua obra-prima. Lembrou ao GLOBO que o filme foi baseado no livro “Soul Ice”, de Eldridge Claver, líder dos Panteras Negras, grupo radical norte-americano dos anos 60/70.
— As imagens cruas em preto e branco mostram Zózimo na frente da câmera fazendo uma série de pantomimas que contam a historia do negro desde sua saída da Africa até os Panteras Negras. Tudo isso em dez minutos. Marcará a todos os que se interessarem pela historia do negro no audiovisual brasileiro. Obra de um artista capaz de conectar sua historia, pessoal com a historia do seu povo. Sem cair no nacionalismo babaca que vigorou na década de 1970.
CARLOS ALBERTO CAÓ ESTEVE PRESENTE AO
 VELÓRIO DO COMPANHEIROS DE ANTIGAS BATALHAS
Seu filme mais conhecido, no entanto, é um documentário de 1988 intitulado “Abolição”, com entrevistas de personalidades sobre o centenário da abolição.
Fundador do Centro Afro Carioca de Cinema que, realizou no final do ano passado o 6º Encontro de Cinema Negro Brasil/África. Realizou três curtas, cinco medias e um longa-metragem, todos com foco na cultura afro descendente e na luta contra as desigualdades. Em 2010, a convite do governo do Senegal, Zózimo fez o média- metragem “Renascimento Africano”, que mostra o país nas comemorações dos 50 anos de independência deste país.
Uma das últimas entrevistas que concedeu foi para documentário em produção do cineasta americano Spike Lee. Em novembro, comentou como transcorreu a conversa.
— Tinha morado em Nova York quando a ditadura apertou por aqui. Fiz muitos contatos, que sempre me ajudaram na organização dos festivais de cinema. Spike esteve no Brasil e o único cineasta brasileiro que quis entrevistar foi a mim. Porque ele sabia do meu comprometimento com os irmãos africanos e em fazer com que o cinema seja ferramenta de luta.
Zózimo já estava enfraquecido pelo câncer que enfrentava havia alguns anos. Falava com dificuldade. Estava muito atento ao noticiário e enalteceu a figura do presidente do STF, Joaquim Barbosa, na condução do julgamento do mensalão.
— Que maravilha de atuação. Impôs-se com rigor e inteligência como não se via há muito.
A ministra da Cultura Marta Suplicy divulgou nota de pesar:
"Zózimo Bulbul teve uma trajetória fantástica, reconhecida. Mais que um ícone do seu tempo, é alguém que rompe paradigmas, faz o novo e por isso se torna conhecido no Brasil e no exterior. Ele nos deixa o exemplo de quem sempre quis fazer mais e melhor. E fez."

VEJA MAIS FOTOS DO VELÓRIO DE ZÓZIMO BULBUL