segunda-feira, 19 de agosto de 2013

HÁ 50 ANOS, JAMES MEREDITH TORNAVA-SE O PRIMEIRO NEGRO A SE FORMAR EM DIREITO NA UNIVERSIDADE DE MISSISSIPI

Edição: Adilson Gonçalves Fonte: PCO

Em 18 de agosto de 1963, o estudante de militante da causa negra, James Meredith, se tornou o primeiro negro a se formar na Universidade do Mississipi, sul dos Estados Unidos, um dos estados mais conservadores e racistas dos EUA.
Dois anos antes o estudantes negro já havia causado revolta no estado em virtude de ter se inscrito na universidade. Ele enfrentou a ira e os protestos dos brancos racistas do Mississipi.
Ainda vivo, com 80 anos de idade, Meredith afirmou que o objetivo principal da ação era pressionar o governo a garantir e ampliar os direitos civis à população negra em todo o país.
Meredith nasceu em Kosciusko, no então segregado Mississipi. Depois de estudar em escolas só permitidas para negros, alistou-se nas Forças Armadas e serviu a Aeronáutica de 1951 a 1960.
No final de 1961 decidiu pedir transferência para a Universidade do Mississipi que à época estava sob os ditames da legislação racista do Estado, e assim só aceitava estudantes brancos. O Mississipi estava em desacordo com a decisão da Suprema Corte, que em 1954, no caso Brown vs. Education, já havia determinado que o racismo não poderia ser usado em instituições de ensino.
Obviamente a universidade não quis aceitar o rapaz, tendo deferido seu pedido após
Meredith provocar a justiça local e conseguir um parecer favorável. A decisão final só saiu através da Suprema Corte que, no mesmo ano, determinou a aplicação de seu pedido.
Sua entrada na universidade foi forçada e precisou de ajuda até mesmo das Forças Armadas. Vários conflitos foram registrados, e duas pessoas morreram, incluindo um jornalista francês encontrado morto com um tiro nas costas.
Após se formar, Meredith continuou seus estudos na Nigéria, voltou aos EUA para organizar marchas pelo direitos civis (como a "Marcha contra o Medo", de Memphis a Jackson, onde chegou a ser baleado).
Numa entrevista à CNN, por ocasião das comemorações do 40º aniversário do fim da segregação na Universidade do Mississipi, ele afirmou: “Naquela época eu estava envolvido numa guerra. Me considerava numa guerra desde o Dia 1 na universidade. E meu objetivo era colocar o governo federal – o governo John Kennedy, na época – numa posição em que eles teriam que usar a força militar dos Estados Unidos para garantir meus direitos como cidadão americano”.
A relação de Meredith com o Movimento Negro teve várias crises, sendo umas das maiores quando Meredith foi usado pelo Partido Republicano em diversas situações, sendo duramente criticado pelo movimento pelos direitos civis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário