quinta-feira, 21 de março de 2013

HOMENAGEADO NA CERIMÔNIA DE 10 ANOS DA SEPPIR, LÁZARO RAMOS PEDE A SAÍDA DE MARCOS FELICIANO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Ator Lázaro Ramos se posicionou
 publicamente contra o pastor.
 “Queremos mais heróis e menos Marco Feliciano”

EDIÇÃO:ADILSON GONÇALVES FONTE: SEPPIR E AGÊNCIAS
Durante a cerimônia de comemoração de 10 anos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Governo Federal, em Brasília, o ator baiano Lázaro Ramos foi um dos homenageados pelo seu trabalho em prol da igualdade racial.

Em seu discurso, Ramos agradeceu ao público que, por meio das redes sociais, fez a com que a novela ‘Lado a Lado’, da Rede Globo, se tornasse ainda mais conhecida e respeitada pelo pioneirismo em abordar a história dos negros no Brasil. O ator e também diretor do programa Espelho do Canal Brasil, ressaltou a importância de mais iniciativas com essa na mídia.
Ainda no discurso, o ator fez um protesto contra a presença do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na Câmara Federal “Inclusive o que a gente quer ver no Brasil são mais pessoas como os heróis de ‘Lado a Lado’ e menos pessoas como Marco Feliciano. A gente compartilha dessa idéia (…) Fora Feliciano”, disse o ator global que é conhecido pela sua militância pelas causas raciais desde a época que atuava do Bando de Teatro Olodum, em Salvador.
OAB também pede renúncia de Marco Feliciano
O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, defendeu nesta quarta-feira a renúncia do deputado Pastor Marco Feliciano (PSB-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara. Segundo Damous, a permanência do deputado à frente da comissão é “um acinte à população brasileira”.
Entre a voz marcante da cantora Margareth Menezes, as lágrimas da atriz Zezeh Barbosa e a contundência da fala da ministra Luiza Bairros, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) teve os seus dez anos de criação comemorados, na manhã desta quinta-feira, 21, data em que se celebra também o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento aconteceu na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, em Brasília.
Participaram autoridades do Governo Federal e distrital, representantes da sociedade civil e de organismos internacionais, representantes dos povos de matrizes africanas e ciganos.
Durante a cerimônia foi lançado por Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente dos Correios, o selo personalizado da série ‘América – Luta contra a Discriminação Racial’. Em seguida, o vídeo institucional ’10 anos de SEPPIR’ foi apresentado pela primeira vez, com imagens das lutas históricas do movimento negro, que culminaram com a criação da Secretaria e, vitórias que vieram depois como a aprovação da Lei das Cotas.
Os autores e o elenco da novela Lado a Lado, da Rede Globo, foram homenageados nas pessoas do escritor João Ximenes e dos artistas Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa. A trama foi ambientada no Rio de Janeiro do início do Século XX e retratou as tradições de matriz africanas sem estereótipos. “Essa é primeira homenagem recebida por Lado a Lado e vai ajudar a fazer com que uma empresa como a Rede Globo perceba como a gente quer se visto na televisão brasileira”, disse Lázaro.
Matilde Ribeiro, Eloi Ferreira e Edson Santos, os ex-ministros que já estiveram à frente da SEPPIR estavam presentes e também foram homenageados.
 A ministra Luiza Bairros fez um paralelo entre a fala da presidenta Dilma Rousseff, em sua mensagem ao Congresso Nacional, no inicio dos trabalhos de 2013 e a trajetória do movimento negro e da institucionalização das políticas de promoção da igualdade racial na última década. De acordo com Dilma, “o racismo é uma chaga histórica que ainda marca profundamente a sociedade brasileira”. “O desafio não acaba com os dez anos da SEPPIR. Ele aumenta nos anos que virão. Teremos que conciliar demandas do presente, com expectativas do futuro e com o passado remoto e recente que nos cobra o avanço da democracia no Brasil”, disse Luiza Bairros.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação musical de Margareth Menezes, que já havia se apresentado no inicio do evento, cantando sem acompanhamento, a música ‘Alegria da Cidade’, de Lazzo Matumbi.
A mesa de trabalhos foi composta pela ministra Luiza Bairros, Mphakama Mbete, embaixador da África do Sul no Brasil, Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Paim, senador, Luiz Alberto,  deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista pela Defesa da Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, Wagner Pinheiro, presidente dos Correios, Jorge     Chediek, coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e Helcias Roberto, representante da sociedade civil no Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário