quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ESTUDANTE NEGRO DA UFRJ É COAGIDO A SAIR DE ÔNIBUS DE TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS


Edição: Adilson Gonçalves fonte e texto:  Chico Motta, da Revista Virus Planetário
Na terça-feira dia (26/02) , às 22h, voltando do IFCS onde assistia aula, o estudante Filosofia negro, Aparecido de Jesus Silva, foi coagido pelo motorista do ônibus universitário para que saísse.
Aparecido relata que pegou o ônibus de número 160, placa KXW 4619, para o alojamento no terminal Rodoviário da Cidade Universitária. Ao entrar pela traseira do ônibus (que é gratuito) e sentar ao fundo, o estudante teria visto o condutor gesticular com as mãos e perguntar: “Você vai para onde?”  “o motorista Parecia nervoso com minha presença”, afirma o estudante que continuou sentado não percebendo que era com ele.
Ao parar em um ponto em que alguns passageiros desceram, o condutor então teria aberto a porta dos fundos e reclamado: “Não vai descer não”? No mesmo ponto, outros passageiros que iriam em direção ao alojamento entraram no ônibus e de acordo com o estudante de filosofia, por serem “socialmente considerados brancos e ele [o motorista] não lhes perguntou nada”.
A situação se agravou quando chegaram ao ponto da Prefeitura. De acordo com os relatos o condutor teria aberto a porta do ônibus e dito: “você vai para onde? Desce do ônibus!”. Surpreso, aparecido perguntou se era com ele “ É com você mesmo!! estou indo para o alojamento e você não vai ficar andando de graça. Desce do ônibus!”, teria gritado o motorista. Não satisfeito com a coação moral, percebendo o caráter racista da mesma, Aparecido respondeu que o condutor deveria continuar a viagem pois era a função dele. Foi então que o motorista teria o ameaçado: “Você não vai descer não? Quando chegar no ponto final você vai se arrepender”, repetiu por diversas vezes.
O estudante afirma que não se deixou abalar e, de acordo com o seu próprio relato, teria dito:  “Qual é o seu problema? Porque você não perguntou nada para as outras pessoas? Você é racista. Posso chamar a PM e prender você agora. Onde está a placa com o seu nome”.
Aparecido informa ainda que durante esse percurso final da viagem o motorista teria ironizado as iniciativas de pegar o seu nome e a placa do carro. “Ele me ameaçou. Quero saber como vai ficar minha segurança aqui na Universidade (UFRJ) que estudo.” reclamou o estudante.
Procurada por nossa equipe de reportagem, a assessoria de imprensa da UFRJ informa que já recebeu a reclamação na ouvidoria e estaria buscando as informações pertinentes para realizar as medidas cabíveis ao caso.
Atualização 1: A Assessoria de Imprensa da UFRJ informou que os ônibus universitários são gratuitos para todos que circularem pelo Campus e que o serviço é  terceirizado, no entanto as medidas serão tomadas.
Atualização 2:  Aparecido de Jesus Silva é do sertão da Bahia, trabalhou como pedreiro a vida toda, alfabetizou-se através do programa EJA, que é de alfabetização de jovens e adultos, fez
pré- vestibular comunitário e passou pra o curso de Filosofia na UFRJ sendo o único Negro da turma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário