quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO ELEGE CARLOS ALBERTO REIS DE PAULA, O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DA INSTITUIÇÃO


Edição Adilson Gonçalves
Os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) elegeram nesta quarta-feira (12) Carlos Alberto Reis de Paula como o novo presidente da Corte. Com posse marcada para 5 de março, Reis de Paula será o primeiro presidente negro do TST. Em novembro, Joaquim Barbosa tornou-se o primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal (STF). Reis de Paula é tido como defensor da conciliação como meio de solução dos conflitos trabalhistas. Ao assumir o cargo, ele se afastará do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) onde atualmente exerce mandato de conselheiro.
O ministro disse que se dedicará "25 horas por dia" à presidência do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Atualmente com 68 anos, Reis de Paula terá de deixar o tribunal em fevereiro de 2014, quando completará 70 anos e será atingido pela aposentadoria compulsória.
"O ser humano tem muito a dar. Mas, sobretudo a capacidade de ouvir o outro", afirmou Reis de Paula após a eleição. Ex-seminarista, ele leu um discurso durante o qual se emocionou e falou de Deus. Junto com ele foram escolhidos Barros Levenhagen e Ives Gandra Martins Filho para os cargos de vice-presidente e corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
O nome de Reis de Paula esteve envolvido numa polêmica no início do ano passado, às vésperas da posse do então presidente eleito do TST, João Oreste Dalazen. Reis de Paula tinha sido escolhido vice. Mas desistiu de assumir o cargo. Na ocasião, houve uma grande confusão porque uma liminar do CNJ suspendeu a posse de Dalazen. No pedido analisado por um conselheiro do CNJ, a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho sustentou que a posse de Dalazen seria contrária à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lonam) porque ele já tinha ocupado dois cargos de direção no TST. Posteriormente, o STF autorizou a posse.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

GRUPO AUTÊNTICO DO PDT INDICA CAÓ PARA A PRESIDÊNCIA DA SECRETARIA NACIONAL DO MOVIMENTO NEGRO DO PARTIDO

FOTO E EDIÇÃO:ADILSON GONÇALVES

Revoltados com as calúnias assacadas contra o ministro do Trabalho, neto de Leonel Brizola, em uma carta apócrifa, militantes históricos do partido, decidiram lanças a candidatura de Carlos Alberto Caó à presidência da SNMN/PDT. LEIA ABAIXO A CARTA APÓCRIFA E CALUNIADORA:

CARTA ABERTA AOS INTEGRANTES DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PDT
"O PDT tem em seu quarto compromisso estatutário o comprometimento com a causa do Povo Negro diz o texto;
Desta forma e vedada a qualquer dirigente ou militante no exercício de função pública da cota partidária ignorar este compromisso; Leonel de Moura Brizola, em seu primeiro governo no Estado do Rio de Janeiro nomeou de forma inédita e revolucionária no País, para compor seu secretariado 05 Negros sendo que uma foi mulher Negra, a nossa saudosa companheira Dr.ª Edialeda Salgado Nascimento, Médica integrante da executiva nacional do PDT, presidente da SNMN/PDT, (Secretaria Nacional do Movimento Negro) foi a primeira mulher negra a assumir uma secretaria de estado, pois; em memoria desta guerreira, companheira e amiga que hora narramos os acontecimentos e propomos aos companheiros Delegados do Diretório inicialmente que aprovem uma moção de repudio pela forma preconceituosa e descomprometida com que o MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, tem tratado as Políticas Publicas para o trabalhador Negro, e o trato com os companheiros lotados por indicação do partido todos de comprovada competência de gestão administrativa.
Antes uma pausa para relembrar as ações do companheiro Carlos Lupi em favor de nossa população:
• Reativação da Comissão Tripartite de Combate a Discriminação de Gênero e Raça.
• Criação da Comissão Nacional de Combate a Discriminação de Raça e Etnia com representação em todos só estados da federação.
• Liberação dos dados da Raiz com recorte Racial.
• Criação e execução do PLANSEQ para Profissionais Afros Descendentes.
• Criação e execução do PLANSEQ Trabalho Domestico Cidadão.
• Criação e execução do PLANSEQ Quilombolas.
• Reativação da Comissão Tripartite de Combate a Discriminação de Gênero e Raça.
• Aprovação e sustentação da s teses aprovadas e defendidas pela SNMN/PDT para Estatuto da Igualdade Racial – Das Disposições do Trabalho.
• 128 seminários, regionais tripartites com eixo no empoderamento do povo Trabalhador Negro.
Ao contrario desta postura comprometida e ideologicamente correta com o trabalhismo que tanto nos orgulhou, a atual gestão por meio de seus secretários em especial o senhores Marcelo Aguiar e Rodolfo Torrelly, ilustres desconhecidos desta militância, portanto sem compromisso ou respeito pela historia do partido, tem sistematicamente inviabilizado a continuidade de politicas de defesa do Povo Negro trabalhador, perseguindo com ameaças e exonerações os filiados militantes do PDT que se neguem a fazer parte de um pensamento retrógado e conservador, alias a única coisa que estes conseguiram realizar com sua capacidade técnica, ou a falta dela, foi a mudança na logomarca do MTE, em uma tentativa bastarda de apagar a gestão vitoriosa do nosso presidente Carlos Lupi, em conjunto com a verdadeira militância.
E fato conhecido e amplamente divulgado pela imprensa que este governo planeja enviar para o legislativo projeto de lei que visa flexibilizar a CLT- Consolidação das Leis do Trabalho, de um modo geral permitindo que um acordo entre sindicatos e patrões, sobreponha a leis de proteção ao Trabalhador, e sabe Deus quantos outros direitos do Trabalhador serão cassados no Congresso e sancionados pelo governo, também é de conhecimento geral que a atual gestão a frente do MTE apoia este projeto, neste caso informamos aos desinformados que qualquer militante trabalhista que trair o Trabalhador, por comodismo, oportunismo ou outros interesses espúrios, será denunciado interna e externamente, independente deste achar que deve ser adorado em um altar como se Deus fosse.
Extinguir os espaços de proteção do Trabalhador, neutralizar as politicas de ação afirmativa para o Povo Negro, exonerar companheiros pedet istas, todos eles gestores de competência reconhecida no trato com a administração publica, simplesmente por perseguição, sem ouvir a direção do partido, chegando ao absurdo de exonerar o Secretario Geral da Secretaria Nacional do Movimento Negro – PDT, titular deste diretório Nacional, no dia 20 de Novembro “DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, sendo este somente informado pelo Diário Oficial. Pela primeira vez dês de que o PDT assumiu a direção do MTE, nenhuma ação direta foi promovida em favor do Trabalhador Negro, ou melhor, quase nenhuma! Talvez a mente perversa e desproporcional quisesse dar uma prova de força e poder nessa forma em comemoração a Semana da Consciência Negra “não bastasse o descompromisso com o Negro Trabalhador” quis brindar os integrantes do partido com estas exonerações. Tem sido pratica constante desta direção ministerial, talvez cumprindo a tarefa de mais uma vez tentarem deter o avanço do trabalhismo no Brasil e o empoderamento da população Negra historicamente discriminada e perseguida por uma minoria que ainda hoje tenta nos tratar como se escravos ainda fossemos.
Esta tem sido a pratica delituosa e politicamente incorreta desta gestão que se encontra perdida politica e administrativamente.
Diante dos fatos aqui narrados propomos que o Diretório Nacional – PDT “determine que o partido deixe os cargos que possui no MTE e que a bancada na câmara e no senado federal permaneça com uma posição de independência ao governo assumindo nos discursos e na pratica a bandeira de “Nenhum Direito a Menos para o Povo Trabalhador”, sobre pena em contrario, de ter sua historia destruída ou de ver nas ruas sua militância lutar para barrar mais esta tentativa de golpe contra o povo trabalhador e de alguns de seus dirigentes oficialmente participando da gestão golpista.
EDIALEDA SALGADO; Presente!!!!
ABDIAS DO NASCIMENTO; Presente!!!!
POVO NEGRO; Presente! !!!"