sábado, 14 de julho de 2012

MORRE EM SÃO PAULO O MAIS ANTIGO MILITANTE DO MOVIMENTO NEGRO, PROFESSOR EDUARDO, AUTOR DO HINO À NEGRITUDE


Edição: Adilson Gonçalves Fonte: Agências e Blogs

Morreu na tarde desta quinta-feira (12), aos 86 anos, por problemas do coração, Eduardo Ferreira de Oliveira, ex-vereador pelo PDC, em 1958, um dos primeiros militantes negros e tido por muitos,  como o mais aguerrido. O professor Eduardo, como era carinhosamente chamado por todos, sofreu uma insuficiência renal por conta de uma arritmia cardíaca.
O velório foi realizado a partir das 22h do mesmo dia no Hall do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo e o enterro foi às 15h de sexta-feira (13), no Cemitério da Lapa, o cemitério da Goiabeirana Lapa, em São Paulo
Diversas organizações do movimento negro  emitiram notas de pesar pela morte do militante incansável. “Era o mais velho militante do movimento negro na atualidade. Ele tinha a consciência profunda de quem eram os inimigos do Brasil, do povo, e tinha foco em sua luta. Ele nos ensinou como lutar. Durante toda a sua vida  militou e contribuiu para a igualdade racial. É uma perda que vai emocionar todo movimento porque é como um pai de todos nós que vai embora”, declarou emocionado Edson França, presidente da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro).

Edson, que integra o Conselho Nacional da Igualdade Racial ao lado do professor Eduardo de Oliveira, fez questão de mencionar alguns pontos da trajetória dele, como quando compôs o Hino à Negritude, aprovado no Congresso Nacional e aguardando sanção presidencial. Também fundou o Congresso Nacional AfroBrasileiro (CNAB) e um dos responsáveis pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

“Como conselheiro da República, enfrentou a todos para a aprovação do estatuto. Encarou olho no olho a todos que já tentaram sufocar a luta do povo negro. Ele defendeu todas as bandeiras de luta negros e negras”, lembrou o dirigente da Unegro.

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a Confederação das Mulheres do Brasil, a Federação árabe Palestina do Brasil (Fepal), e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) também divulgaram notas.

"O movimento negro brasileiro perde hoje, 12 de julho de 2012, um dos seus mais longevos e ilustres militantes, o professor Eduardo de Oliveira. Sem nunca perder a crença de que ainda poderemos viver uma sociedade livre do racismo, o autor do Hino à Negritude nos deixa contribuições importantes como poeta, jornalista, escritor, primeiro vereador negro da cidade de São Paulo, presidente e principal articulador do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB)", diz um trecho da nota da Seppir.

“Sempre foi um lutador e muito lúcido. Ele estava numa lucidez tremenda, apesar da idade avançada. Por isso, não esperávamos essa notícia agora”, comentou Sandra Mariano, da Conem.

Eduardo de Oliveira era viúvo desde 2009 e deixou seis filhos, além de netos e bisnetos. “Um eterno lutador. Essa é a imagem que fica de alguém que lutou a vida inteira para combater a discriminação racial não somente no Brasil, mas no mundo”, declarou José Francisco Ferreira de Oliveira, 54 anos, filho do professor Eduardo. Ele também lembrou da importância que seu pai teve na inserção da discussão racial dentro dos partidos políticos. Atualmente, militava no Partido Pátria Livre.

Eduardo de Oliveira também escreveu livros como "Quem é quem na negritude brasileira (registro salutar sobre personalidades negras da nossa história)" e poesias. Em uma delas, intitulada Banzo, disse:

"Eu sei, eu sei que sou um pedaço d'África
pendurado na noite do meu povo.
Eu sinto a mesma angústia, o mesmo banzo
que encheram, tristes, os mares de outros séculos,
por isto é que ainda escuto o som do jongo
que fazia dançar os mil mocambos...
e que ainda hoje percutem nestas plagas." 



Hino à Negritude 

Eduardo Oliveira 
Sob o céu cor de anil das Américas
Hoje se ergue um soberbo perfil
É uma imagem de luz
Que em verdade traduz
A história do negro no Brasil
Este povo em passadas intrépidas
Entre os povos valentes se impôs
Com a fúria dos leões
Rebentando grilhões
Aos tiranos se contrapôs
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez

Levantado no topo dos séculos
Mil batalhas viris sustentou
Este povo imortal
Que não encontra rival
Na trilha que o amor lhe destinou
Belo e forte na tez cor de ébano
Só lutando se sente feliz
Brasileiro de escol
Luta de sol a sol
Para o bem de nosso país
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez



Dos Palmares os feitos históricos
São exemplos da eterna lição
Que no solo Tupi
Nos legara Zumbi
Sonhando com a libertação
Sendo filho também da Mãe-África
Arunda dos deuses da paz
No Brasil, este Axé
Que nos mantém de pé
Vem da força dos Orixás
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez

segunda-feira, 9 de julho de 2012

NETINHO DE PAULA: “LULA ME CONVENCEU A DESISTIR DA PREFEITURA DE SÃO PAULO EM TROCA DO APOIO DELE QUANDO EU SAIR CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA”


CANTOR DEFENDE TAMBÉM
A REFUNDAÇÃO
 DO PARTIDO NEGRO BRASILEIRO

Texto, fotos e edição: Adilson Gonçalves

A afirmação foi feita pelo cantor durante a apresentação dele, neste domingo, dia 7 de julho com o Grupo Os De Paula – formado por cinco de  seus filhos-, no Guadalupe Country Club, zona norte do Rio de Janeiro,  no evento  Feijoada da Tia Ângela,  realizado pelo cantor Charles André.
                - Conversei com o presidente Lula em seu instituto e resolvemos combater, unidos,  a onda  conservadora instalada, há anos,  nos governos municipal e estadual. Saio ferido, pois estava disposto a concorrer, até mesmo colocando em risco minha legislatura municipal, pois caso não ganhasse a eleição para prefeito de São Paulo, também deixaria de ser vereador.- disse o cantor que concorreu ao Senado em 2010 pelo PC do B, ficando em terceiro lugar e fora da disputa, superado surpreendentemente por Aloysio Nunes,  do PSDB, primeiro colocado; a outra vaga ficou com Martha Suplicy, do PT.
                À surpreendente derrota na disputa  ao Senado, além do conservadorismo,  Netinho creditou a divisão dos negros, desde os moradores da periferia a outros negros, integrantes de outras classes mais altas.
                -Infelizmente, o  negro virou um nicho, um produto em todos os partidos, seja de direita ou de esquerda, progressista ou conservador. Agora todo o partidos têm um segmento negro, que muito mais que nos dar representatividade, nos divide, nos fragmenta. Por isso eu sou totalmente a favor da criação do Partido  Negro Brasileiro- ,disse o cantor no camarim do Clube, após ter atendido a fãs para fotos e autógrafos.
A APRESENTAÇÃO

                Ao chegar ao clube por volta das 17 horas, o cantor foi logo cercado por fãs, mas dirigiu-se direto para o camarim, prometendo a todos que seriam atendidos, o que foi cumprido.  A apresentação de Netinho foi precedida pelo Grupo Os De Paula, formado por cinco de seus filhos – Levi e Édson, na percussão; e Eduardo, Vinicius e Ághata, nos vocais. O grupo lança no próximo seus segundo CD.  Durante sua apresentação, Netinho chamou ao palco o cantor, compositor e seu parceiro em algumas músicas, Charles André promotor do evento. Eles cantaram juntos  sucessos compostos pela dupla e conclamou a que as pessoas presentes e seus amigos que não estivessem ali votassem em Charles André, também candidato a vereador no Rio de Janeiro Partido Social Liberal – PSL.
                 Nós negros precisamos  votar em gente que seja gente da gente. O Charles me chamou e prontamente eu vim para apoiá-lo. Tendo  certeza de que ele será eleito e fará um belo trabalho  por vocês de Guadalupe-  disse Netinho ao final da apresentação.


VEJA MAIS FOTOS DA APRESENTAÇÃO DE NETINHO