segunda-feira, 2 de abril de 2012

ASSEMBLEIA GERAL DA ONU REALIZA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DA VÍTIMAS DO TRÁFICO TRANSATLÂNTICO DE ESCRAVOS


 Edição:Adilson Gonçalves


Os países-membros da Assembleia Geral da ONU realizaram,no dia 26 de março uma sessão especial para lembrar as vítimas da escravatura. O evento marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Tráfico Transatlântico de Escravos, celebrado no dia anterior, 25 de março.
Colônias
Segundo as Nações Unidas, mais de 28 milhões de africanos sofreram com o crime. A maioria era vendida para as colônias da América do Norte, do Caribe e da América do Sul.
Um dos objetivos da data é também manter viva a lembrança da escravatura e evitar práticas de racismo, xenofobia e intolerância.
Segundo dados da ONU, 28 milhões de Africanos foram escravizados
 e vendidos às colônias da Américas do Norte , Sul e Caribe
Nesta entrevista à repórter Dianne Penn, em Salvador, o monitor do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, André Luís Bispo de Jesus, convidou a todos para conhecer a história dos povos africanos no país.
"Venha ver o que nós temos desse legado, dessa realeza Africana aqui no Brasil. Somos povos que ainda existimos com as mesmas lutas, com os mesmos pensamentos. Somos pessoas livres, capazes de pensar e agir."
Tragédia
Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o tráfico de escravos foi uma tragédia por causa "da barbárie e da natureza sistemática e organizada".
Nos eventos, realizados pela ONU, mulheres e homens que lutaram contra a escravatura também estão sendo homenageados, além dos que continuam lutando contra formas modernas de escravidão.
O Dia Internacional foi instituído em 2007. O tema deste ano é "Honrando os Herois, Os que Resistiram e os Sobreviventes". A ONU está construindo um memorial permanente na sua sede, em Nova York, para lembrar os milhões de vítimas da escravatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário