quinta-feira, 22 de março de 2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO CRIA COMISSÃO DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO E À DESIGUALDADE RACIAL SOB A PRESIDÊNCIA DE WILLIAN SILVA, O PRIMEIRO DESEMBARGADOR NEGRO NO ES


Edição:adilson Gonçalves/ Fonte e fotos:TJES
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai criar, junto com o Movimento Negro do Espírito Santo, a Comissão de Enfrentamento ao Racismo e à Desigualdade Racial, sob presidência do desembargador Willian Silva, para identificar todos os processos relacionados à causa dos afrodescentes e mesmo incentivar a discussão da criação e aplicação de leis que incentivem a igualdade racial no Espírito Santo.
A decisão foi tomada no início da noite desta quarta-feira (21), na Presidência do Tribunal, quando representantes do Movimento Negro homenagearam o desembargador William Silva, primeiro negro capixaba a chegar à principal Corte do Estado, e entregaram ao presidente Pedro Valls Feu Rosa um documento no qual reivindicam a adoção de medidas, dentro das competências do Poder Judiciário, para garantir a efetividade da Lei Federal 12.288 e da Lei Estadual 7.723/04, que tratam de políticas de promoção da igualdade social.
Ficou definido, ainda, que o desembargador William Silva coordenará, juntamente com os representantes do movimento, um Seminário sobre Racismo Institucional, que é o segundo ponto da pauta de reivindicação, no mês de novembro.
Participaram do encontro, além dos desembargadores Pedro Valls e William Silva, os seguintes representantes dos Movimentos Negros: Ester Mattos (Oborin Dudu); Luiz Carlos Santos (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo); Wellington Barros (Diretor Nacional da Unegro – União de Negros pela Igualdade); Luiz Inácio Silva da Rocha (Fórum Estadual da Juventude Negra); Laureni Luciano (APN – Agentes de Pastoral Negros); Valneide Nascimento Santos (Negritude Socialista Brasileira).


A TRAJETÓRIA E O DISCURSO DE POSSE DE WILLIAN SILVA

Willian Silva:
“Sou negro, da pele preta com orgulho” 
Igualdade. Essa foi a palavra que norteou o discurso de posse do desembargador Willian Silva, primeiro negro a assumir um vaga na Corte doTribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) “Sou negro, da pele preta com orgulho”, pontuou. Willian é nascido no distrito de Celina, em Alegre, Região do Caparaó. Ele destaca que tem orgulho da origem humilde. Ainda pequeno, junto com sua família, foi um dos fundadores do bairro da Penha, em Vitória. “Saí de Alegre para ajudar com meus pais a fundar o Bairro da Penha (Morro da Penha), e, como ajudante de pedreiro, trabalhei na construção da casa onde residi na juventude. Lá, dentre vários que viviam na marginalidade, preferi e escolhi estudar para ser o primeiro da família a acessar um curso superior e um dos poucos negros, à época, a atingir tal realização”, afirmou.
"Chego na hora certa para unir esforços à
Mesa Diretora na construção de um novo Judiciário
 "
O desembargador Willian Silva disse ainda, emocionado, que conseguiu chegar ao cargo porque acreditou que podia fazer a diferença e, assim, lutou contra todas as barreiras que lhe foram impostas ela vida: “Lutei contra a pobreza, o preconceito, a discriminação e a desigualdade social que, lamentavelmente, ainda há no Brasil”. Ele ainda pediu que todos que passam pela mesma situação acreditem na vitória.  Para abordar as várias formas de desigualdades encontradas atualmente na sociedade, Willian Silva citou o caso ocorrido no São Paulo Fashion Week de 2009, quando o Ministério Público do Estado abriu inquérito civil público para apurar o preterimento de modelos negras. “A estilista Glória Coelho, chamada a prestar depoimento sobre o fato, disse: na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, faxineiras, por que tem de estar na passarela?”, pontuou. “Imagina se ela me vir aqui tomando posse como desembargador?”.
Ao final do seu discurso, o novo integrante da Corte ressaltou a pretensão que tinha de assumir antes o cargo, mas ponderou que, apesar do atraso, não podia ter assumido em melhor hora. “Sonhei em chegar antes, mas o horário de Deus é diferente do nosso. Chego na hora certa para unir esforços à Mesa Diretora na construção de um novo Judiciário”. Durante o evento, o desembargador Willian Silva ganhou o colar de Mérito Judiciário, concedido aos desembargadores no ato em que assumem oficialmente uma vaga no TJES. Na ocasião, em nome dos colegas, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, fez o discurso de boas vindas. Em sua fala, Ronaldo Sousa, comemorou a conquista do amigo pessoal, que conheceu há três décadas. “ Willian Silva exerce com brilhantismo na concretização do Direito”, ressaltou o desembargador, que ainda brincou com o sotaque adquirido pelo colega e do gosto pelo futebol.

Um comentário:

  1. FAZENDO UMA PESQUISA AGORA A RESPEITO DO PRIMEIRO DESEMBARGADOR NEGRO DO BRASIL, VI ESTA NOTÍCIA NO G1, PORÉM NA VERDADE O PRIMEIRO DESEMBARGADOR NEGRO DO ES FOI O MEU TIO-AVÔ "DANTON BASTOS", QUE ALÉM DE DESEMBARGADOR DO ES FOI TAMBÉM PROCURADOR-GERAL DO ESTADO POR TRÊS VEZES (1928, 1929 E 1930), PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA POR DUAS VEZES (1946 E 1956) E PREFEITO DA CAPITAL POR UM CURTO PERÍODO EM 1945.
    JUSTIÇA SEJA FEITA!

    ResponderExcluir