terça-feira, 27 de março de 2012

MINISTRA DA CULTURA ANA DE HOLLANDA DÁ POSSE A MEMBROS DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES


Ministra Ana de Hollanda ressaltou a
importância do papel da Fundação Cultural Palmares

Edição Adilson Gonçalves/Texto Daiane Souza-FCP
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e Eloi Ferreira de Araujo, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), empossaram na tarde desta segunda-feira (26), os membros do Conselho Curador da instituição. Até 2015 os onze conselheiros serão responsáveis, especialmente, por formular propostas e avaliar questões relevantes à população negra brasileira.
O trabalho inclui o acompanhamento de políticas para a promoção dos direitos fundamentais, para a preservação da cultura e para a garantia do acesso da população afro-brasileira aos bens econômicos e sociais produzidos no país. De acordo com a ministra, o conselho é uma ferramenta para possibilitar o diálogo responsável entre representantes de setores do governo, junto a outras instituições e à sociedade civil.
Eloi Ferreira explica que o Conselho se constitui num órgão que traz ao governo o olhar da sociedade. “A proposta é que a Palmares cumpra o seu papel institucional de forma cada vez mais qualificada a partir das contribuições desses membros”, explica. “A expectativa é de que tenhamos condições de contribuir com nossos conhecimentos e experiências profissionais e até pessoais”, completou José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, empossado hoje.
Durante a cerimônia, Ana de Hollanda se comprometeu de que a FCP terá mais estrutura. “É o que falta para uma instituição que tem história, presença e que já é reconhecida nacional e internacionalmente”, afirmou. “É ela que leva o conhecimento que precisamos ter sobre nossas origens e influências”, completou.
Confira a formação do novo Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares:
Membros Natos
Ana de Hollanda – Ministra da Cultura
Eloi Ferreira de Araujo – Presidente da Fundação Cultural Palmares  
Representantes Ministeriais
Magda Fernanda Medeiros Fernandes – Ministério da Justiça
Luiz Antonio Rodrigues Elias – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Maria Auxiliadora Lopes – Ministério da Educação  
Representante da Comunidade Indígena
Maria Helena Azumezuhero
Representantes da Comunidade Afro-brasileira
José Vicente
Kátia Alexandria Barbosa
Ivo Fonseca Silva
Marcos Antônio Cardoso
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário