quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: MUITOS MOTIVOS PARA COMEMORAR, MAS MUITO MAIS MOTIVOS PARA AINDA CONTINUAR A LUTAR


Às mulheres minhas reverencias, neste dia tão especial, por ser dedicado a elas, mas tão importante quanto os outros 364 - no caso neste 2012, ano bissexto, 365. Em meus recém completados 70 anos, venho acompanhando duas evoluções: a contestação e enfrentamento à hedionda prática do racismo e a evolução da mulher na sociedade. Se antes as mulheres atinham-se aos serviços domésticos, alguns anos mais tarde elas passaram a exercer a chamada dupla jornada, com o exercício profissional e os cuidados do lar, marido e filhos.Nas últimas três décadas do século passado, as jornadas passaram a ser múltiplas: além do trabalho e do cuidado do lar, marido e filhos, as mulheres vêm buscando uma maior qualificação profissional, que as está levando ao merecido empoderamento.

A prova disso aí está: na primeira década do século 21, terceiro milênio há mulheres chefes executivas, comandantes militares e em outras mais variadas ocupações profissionais. Pela primeira vez  a maior empresa do País, a Petrobras tem sua primeira principal dirigente executiva, Graça Foster e após a eleição de um operário nordestino, elegemos Dilma Roussef, a primeira presidenta. 
Em relação a estas duas palavras insidiosas, o racismo e o sexismo, há motivos para comemorarmos, pois eles vem sendo contestados e perdido alguns embates conosco, mas há muito mais motivos ainda para continuarmos lutando, pois eles ainda persistem em nossa sociedade. Ainda  há casos de prática do racismo e há mulheres em cargos de chefia com salário inferiores aos dos homens. No caso específico da mulher negra, o situação é de uma dupla barreira a ser transposta: a racial e a de gênero. Por isso conclamo a todos a que continuemos lutando.


 Carlos Alberto Caó

Nenhum comentário:

Postar um comentário