sexta-feira, 9 de março de 2012

CORAGEM DA PRIMEIRA COMANDANTE DE UPP É PREMIADA POR MICHELLE OBAMA E HILARY CLINTON NOS ESTADOS UNIDOS






Fonte: r7/FotosAlex Wong/Getty Images/AFP Edição: Adilson Gonçalves
No  Dia Internacional da Mulher), uma oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi motivo de orgulho para o país, nos Estados Unidos. A major Priscilla Azevedo, primeira mulher a comandar uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), recebeu das mãos da primeira-dama americana, Michelle Obama, o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2012. A premiação é oferecida pelo governo Barack Obama a mulheres do mundo inteiro que se sobressaem em suas funções com coragem e assumindo riscos, lutando também pelos direitos feministas.
De acordo com o Departamento de Estado americano, a major foi uma das dez agraciadas por sua "liderança e coragem excepcional". "Seu trabalho criou não apenas um programa modelo, também representou uma melhoria das condições das pessoas que vivem nessas circunstâncias", apontou um porta-voz do Departamento de Estado.
O departamento louvou o papel da policial na pacificação das favelas do Rio, onde enfrentou alguns dos criminosos mais perigosos da cidade e chegou a sofrer um sequestro-relâmpago em 2007. Priscilla comandou a UPP do Morro Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio, primeira unidade a ser inaugurada pelo programa de pacificação.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, presidiu a cerimônia em Washington. Em determinado momento, a major ficou entre Hillary e MIchelle no palco, segurando o seu prêmio, mas sem conseguir segurar as lágrimas. Também participaram da cerimônia Leymah Gbowee e Tawakkol Karman, que ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2011. Desde 2007, o Departamento de Estado premiou 46 mulheres de 34 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário