sábado, 27 de agosto de 2011

CAÓ RECEBE HOMENAGEM EM NOME DA FAMÍLIA DE ABDIAS NASCIMENTO NA 9ª PLENÁRIA ESTATUTÁRIA DA CUT-RJ

Texto e fotos e edição: Adilson Gonçalves


Em seu discurso Caó lembrou do
 companheiro de militância  política e Racial
Glórya Ramos, secretária de Combate ao Racismo da CUT,
Elson, Caó, e o presidente da Cut RJ,
  Darby Ygaiara,compuseram a mesa
A Central Única dos Trabalhadores realizou nos dias 26 e 27 de agosto a sua 9ª Plenária Estatutária. Convocada a cada três anos, a de 2011 foi denominada Abdias Nascimento, em homenagem ao líder negro, falecido  em maio deste ano. Por iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial da CUT- RJ, através de sua titular, Glórya Maria Alves Ramos, coube a Carlos Alberto Caó receber a placa alusiva à homenagem  a Abdias.


Caó cumprimenta a Atriz Léa Garcia
 e Abdias Nascimento Filho, o Bida
- Acho que depois do Abdias Nascimento, Carlos Alberto Cáo é a pessoa mais representativa do movimento negro. Como parlamentar ele criou a conseguiu aprovar a Lei 7716/1989, que penaliza como crimes inafiançáveis as práticas de racismo e intolerância religiosa. Então nada mais natural do que fosse ele o representante da família de Abdias, já que a Elisa Larkim não pode comparecer, por estar viajando- disse Glórya. 
Cartaz da 9 ª Plenária
 da CUT RJ
Vários integrantes do movimentos negro compareceram ao evento. Os momentos  que antecederam a entrega da placa foram marcadas por emoção e culto à memória do líder negro, com a exibição de um documentário realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), entidade fundada e presidida por Abdias até sua morte, atualmente dirigida pela sua viúva, Elisa Larkim Nascimento.m seu discurso, Caó reverenciou a memória d companheiro morto, conclamando a que as pessoas evocassem a presença de Abdias Nascimento. Caó  e Abdias Nascimento não foram somente no movimento negro: ambos participaram da fundação no Partido Democrático Trabalhista (PDT), e por ele foram parlamentares; Abdias no Senado e Caó duas vezes deputado federal, em uma delas como constituinte. Retidos em um engarrafamento, Lé Garcia e Abdias Nascimento Filho, chegaram em meio à realização da homenagem, que foi a abertura da 9ª Plenária Estatutária da CUT do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA LEONEL BRIZOLA (MRLB) GANHA AÇÃO CONTRA CARLOS LUPI NA JUSTIÇA, TORNANDO NULAS TODAS AS DECISÕES TOMADAS DOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

Cáo  é um  dos signatários da ação

A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu a ação movida pelo Movimento de Resistência Leonel  Brizola (MRLB), formado entre outros por Carlos Alberto Caó, Ronald Barata e Vivaldo Barbosa, tornando nulas as decisões tomadas na convenção do Partido Democrático Trabalhista  -PDT-, realizadas em 29 de novembro de 2008. Em sua decisão, a desembargadora torna extinto diretório  estadual, tornando nulas, por conseguinte, as decisões tomasa por ele nestes últimos três anos
Em 2008, os integrantes do MRLB foram impedidos de participar da convenção e postular candidaturas,  devido a ardis tramados pela direção do partido. Os ardis engendrados prejudicaram vários, dirigentes  e ex-dirigentes,  parlamentares e ex- parlamentares, tods militantes do Trabalhismo e nacionalismo, que não obtiveram legenda para disputar os pleitos de 2008 e 2010.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ABDIAS NASCIMENTO RECEBE HOMENAGEM PÓSTUMA NO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO PALMARES

Fonte: Fundação Cultural Palmares/ Fotos: Jocilene Popa
Após discurso emocionado,
Eliza Larkim ergue o troféu,
reverenciando a memória do marido
“Para a infância negra futura geraremos um mundo diferente”, Abdias do Nascimento. 

Trecho do poema Olhando no Espelho 

O encerramento das atividades do 23º aniversário da Fundação Cultural Palmares (FCP), na noite da última quinta-feira (18) foi marcada por muita emoção, música e compromissos firmados na luta contra o racismo. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, músicos, atores, religiosos de matriz africana e representantes de entidades de apoio à cultura negra. 
O Teatro Nacional, em Brasília, foi palco da festa em celebração à ancestralidade afro-brasileira. O público reverenciou com entusiasmo a homenagem póstuma feita ao ativista negro Abdias Nascimento, pioneiro na luta contra o racismo no Brasil, falecido no dia 24 de maio de 2011. Sua companheira de vida e de luta, Elisa Larkin foi quem recebeu o Trofeu Palmares.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda,
 entrega o troféu à viuva do ativista,  sob aplausos de
 Elói Ferreira, presidente da FCP
Elisa se emocionou ao receber a comenda e fez referência a representações de entidades afro-brasileiras que simbolizam o trabalho de Abdias na militância e na comunicação com os povos afrodescendentes. Um vídeo com cantos na língua Iorubá apresentou a trajetória de Abdias Nascimento, que em uma entrevista concedida em 2004, declarou: “Precisamos continuar a luta por uma efetiva igualdade de oportunidades para a soberania de nossa nação”. 
O rapper GOG, Benedito Vieira, Eliza Nascimento,
Ana de Holanda, Vera Proba e Elói Ferreira
 posam ao lado de uma foto de Abdias e da atriz Ruth de Souza
em em ação em uma peça do TEN 
Para Elisa Larkin, a construção de uma igualdade racial e social depende da abordagem de ações que contemplem as políticas de cotas nas universidades, a valorização da cultura africana, a implementação da Lei nº 10.639 nas escolas de ensino fundamental e médio, entre outras iniciativas. “A erradicação da miséria está enraizada na eliminação do racismo”, afirmou.
Durante a cerimônia, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, considerou a criação da Fundação Palmares uma extensão da política, do trabalho e dos esforços de Abdias e do movimento social negro. “Estou muito contente por participar da festa de celebração da trajetória de 23 anos da Fundação Cultural Palmares e dessa homenagem a Abdias do Nascimento”, destacou. 
Segundo o presidente da FCP, Eloi Ferreira de Araujo, a realização do evento no ano instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes é uma oportunidade para trabalhar a cultura negra e promover a igualdade de oportunidades para todos. “2011 ficará marcado para a Fundação Palmares pela homenagem a Abdias. Sua herança nos fortalece para avançar em um país mais justo”, disse.
13 de novembro – No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o dia 13 foi escolhido pela família de Abdias e pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) como uma data especial: as cinzas do ativista serão jogadas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas, onde existiu um dos maiores redutos da luta e resistência negra brasileira.