sábado, 27 de agosto de 2011

CAÓ RECEBE HOMENAGEM EM NOME DA FAMÍLIA DE ABDIAS NASCIMENTO NA 9ª PLENÁRIA ESTATUTÁRIA DA CUT-RJ

Texto e fotos e edição: Adilson Gonçalves


Em seu discurso Caó lembrou do
 companheiro de militância  política e Racial
Glórya Ramos, secretária de Combate ao Racismo da CUT,
Elson, Caó, e o presidente da Cut RJ,
  Darby Ygaiara,compuseram a mesa
A Central Única dos Trabalhadores realizou nos dias 26 e 27 de agosto a sua 9ª Plenária Estatutária. Convocada a cada três anos, a de 2011 foi denominada Abdias Nascimento, em homenagem ao líder negro, falecido  em maio deste ano. Por iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial da CUT- RJ, através de sua titular, Glórya Maria Alves Ramos, coube a Carlos Alberto Caó receber a placa alusiva à homenagem  a Abdias.


Caó cumprimenta a Atriz Léa Garcia
 e Abdias Nascimento Filho, o Bida
- Acho que depois do Abdias Nascimento, Carlos Alberto Cáo é a pessoa mais representativa do movimento negro. Como parlamentar ele criou a conseguiu aprovar a Lei 7716/1989, que penaliza como crimes inafiançáveis as práticas de racismo e intolerância religiosa. Então nada mais natural do que fosse ele o representante da família de Abdias, já que a Elisa Larkim não pode comparecer, por estar viajando- disse Glórya. 
Cartaz da 9 ª Plenária
 da CUT RJ
Vários integrantes do movimentos negro compareceram ao evento. Os momentos  que antecederam a entrega da placa foram marcadas por emoção e culto à memória do líder negro, com a exibição de um documentário realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), entidade fundada e presidida por Abdias até sua morte, atualmente dirigida pela sua viúva, Elisa Larkim Nascimento.m seu discurso, Caó reverenciou a memória d companheiro morto, conclamando a que as pessoas evocassem a presença de Abdias Nascimento. Caó  e Abdias Nascimento não foram somente no movimento negro: ambos participaram da fundação no Partido Democrático Trabalhista (PDT), e por ele foram parlamentares; Abdias no Senado e Caó duas vezes deputado federal, em uma delas como constituinte. Retidos em um engarrafamento, Lé Garcia e Abdias Nascimento Filho, chegaram em meio à realização da homenagem, que foi a abertura da 9ª Plenária Estatutária da CUT do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Desejam saber sobre alguns "segredos da boa aparência"? Então, não percam o lançamento do livro da Caetana Damasceno que nos presenteia com uma bela reflexão antropológica sobre a relação entre a noção de "boa aparência" e a construção social das desigualdades raciais, manifestas especialmente no mundo do trabalho e na dificuldade enfrentada por determinados grupos para ascender socialmente.

    15 DE SETEMBRO - LIVRARIA DA TRAVESSA CENTRO - RUA 7 DE STEMEBRO, 54. - A PARTIR DAS 18H

    ResponderExcluir