segunda-feira, 18 de julho de 2011

ATOR MINEIRO É VITIMA DE RACISMO E AGREDIDO EM BLUMENAU, DURANTE FESTIVAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO


Alexandre foi chamado de negão e agredido
a socos, pontapés e coronhadas de escopeta

            O Ator, DJ e Designer, Alexandre de Sena, integrante do elenco de Congresso Internacional do Medo, do Grupo mineiro Espanca foi fortemente agredido com coronhadas de escopeta, socos e pontapés por policiais militares da cidade catarinense de Blumenau. O episódio ocorreu na noite de terça feira, dia 12 de julho.
Na cidade, para,  com seu grupo de teatro, participar do 24º Festival Internacional de Teatro Universitário – Fitub, promovido pela Universidade de Blumenau, após acompanhar a programação daquela noite, ele decidiu seguir, com mais dois amigos,  ir a um posto de conveniência da cidade. Ao chegarem lá, perceberam o local bastante movimentado e decidiram ficar; lá estavam presentes cerca de 60 pessoas, entre artistas, professores e estudantes de teatro.
A surpresa de todos veio com a chegada de uma viatura policial ao local. Sem qualquer motivo, os policiais ordenaram aos berros que todos deixassem aquele lugar imediatamente. Neste momento, o ator Alexandre de Sena aguardava seus amigos em frente ao posto de gasolina: eles tinham ido à  loja de conveniência comprar cervejas. Alexandre foi abordado por um dos policiais com os seguintes dizeres: "Vaza Negão! Vaza Negão!". O ator respondeu aos militares que estava aguardando dois amigos que teriam ido até a loja e argumentou que aquele não era “o tratamento adequado a um cidadão do bem”. Somente por este argumento, os policiais passaram a agredí-lo com uma sequência de tapas na cabeça, socos e pontapés; um deles ainda voltou ao carro para pegar uma escopeta para agredir o ator com coronhadas. Em seguida, os policiais foram embora, como se nada tivesse acontecido.
 Bastante machucado pelas agressões, Alexandre entrou em contato com o 190 e foi orientado a procurar a Corregedoria de Polícia no dia seguinte. Atendido pela Corregedoria, ele registrou a ocorrência e  fez  exame de Corpo de Delito na manhã de quinta-feira, dia 14. A delegada que o atendeu demonstrou extrema indignação com a ação dos policiais agressores. O ator sofreu várias escoriações pelo corpo e, de acordo com os médicos que o examinaram, um de seus tímpanos pode ter sido perfurado  devido às fortes pancadas durante a sessão de agressões.
Assustados com o episódio brutal e lamentável, representantes da classe artística, presentes ao 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau – Fitub,  ainda na manhã daquele dia, quinta feira,   realizaram uma caminhada pela paz na capital catarinense, reunindo-se e saindo em frente ao Teatro Carlos Gomes, seguindo até a sede do IML, onde Alexandre de Sena fez o exame de Corpo de Delito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário