segunda-feira, 6 de junho de 2011

VÂNDALOS PICHAM MONUMENTO DE ZUMBI COM FRASES RACISTAS E SUÁSTICA

Funcionário da Comlurb limpa
 monumento, pichado no sábado
PICHAÇÃO ACONTECEU HORAS
 ANTES DA ASSINATURA DO DECRETO QUE DESTINA 20% DE VAGAS A NEGROS E ÍNDIOS NO FUNCIONALISMO PÚBLICO DO RJ


Rio - A estátua de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio, próximo à Marquês de Sapucaí, voltou a ser pichada na madrugada deste sábado. No local, os vândalos gravaram dizeres racistas, como "invasores malditos macacos" e "fora safados africanos", e inseriram na base a figura de uma suástica. A cabeça do monumento recebeu tinta branca.


Palavras ofensivas e desenho
da suástica já foram removidos

   Segundo o secretário Municipal de Conservação Pública, Carlos Roberto Osório, o ato dos agressores é intolerável. "É inadmissível ter esse tipo de atitude no Rio. Não foi apenas uma simples pichação, mas um ato de racismo, com objetivo claro de vandalizar uma pessoa importante para o movimento negro. Não vamos tolerar uma agressão dessas a esse herói da nação", disse Osório.

   Ele afirmou que pediu atenção ao Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para que os culpados pelo ato sejam presos com rapidez. Perguntado sobre a possibilidade de manter policiais monitorando o monumento, alvo de constantes ataques, Osório disse ser inviável o policiamento do local.

   "Não é possível por questões logísticas botar um policial em todos os monumentos existentes no Rio. O mais importante é identificar e punir esse tipo de agressor. Não foi uma operação simples. para pintar a cabeça do Zumbi, a pessoa teve que usar uma escada. Precisamos também da ajuda do carioca para denunciar esse tipo de crime", afirmou.

   As pichações foram apagadas na manhã de domingo. Dentro de dois dias, a Secretaria de Conservação vai reparar todos os danso causados ao monumento. A reparação está orçada em R$ 60 mil. O órgão prestou na queixa na polícia por crime ambiental, de danos ao patrimônio público e racismo, este último sem direito à fiança. esta foi a primeira vez no ano que o momumento foi alvo do ataque de vândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário