quarta-feira, 29 de junho de 2011

MÁRCIO GUALBERTO ELABORA CURSO ÉTNICO-RACIAL E BUSCA INSTITUIÇÃO PARA MINISTRÁ-LO

O objetivo do curso livre “Introdução à Temática Étnico-Racial no Brasil Contemporâneo” é, como o nome diz, apresentar elementos introdutórios que permitam que um público, que não lida diretamente com os temas relacionados ao racismo, discriminação racial, preconceito e seus desdobramentos, possa compreender como essa questão se tornou em poucos anos um dos temas centrais da agenda política nacional.
Assim, temas como cotas, ações afirmativas, religiosidade afro-brasileira, o Movimento Negro, a imprensa negra, as questões de gênero, o negro/a no mercado de trabalho, indicadores das desigualdades étnico-raciais, entre outros, serão apresentados numa linguagem coloquial que permita uma ampla compreensão de conceitos antes restritos ao campo das ciências sociais.
Esse curso livre não tem a pretensão nem de ser, nem de substituir o saber acadêmico, mas introduzir o/a participante em temas por ele totalmente desconhecidos ou, quando muito, apenas tangenciados.
A proposta é que esse curso seja realizado num período mínimo de 10 e máximo de 30 horas/aula, de acordo com a perspectiva estabelecida pela Universidade, Escola ou Entidade que se proponha a recebê-lo.
O custo do curso é de R$ 50 reais por pessoa, formando-se turmas de 30 a, no máximo, 50 alunos. Como recursos pedagógicos serão usadas apresentações em Power Point e  indicadas bibliografias sobre cada um dos temas tratados .
No caso do pacote de 10 horas a idéia é que se faça uma maratona de quinta e sexta-feira (duas horas de aula, das 19h às 21h00 e no sábado uma jornada de seis horas divididas em três horas pela manhã, parada para almoço e mais três horas a tarde.
O curso será aplicado em todo o país com entidades que queiram ser parceiras da Aamap nesta iniciativa. Os valores arrecadados serão divididos entre a Aamap e a entidade parceira e caberão a estas duas organizações também a emissão de participação no curso.

A grade curricular do curso segue abaixo:
Racismo e Anti-Racismo no Brasil – um pouco da história
Resistência e Luta – Quilombos, Imprensa Negra e o Movimento Negro
O Black is Beautiful, as lutas de libertação nos países africanos, a influência americana
Ações afirmativas, políticas de cotas e a agenda negra para o País


Sobre Márcio Gualberto, autor e facilitador do curso: Jornalista profissional, Coordenador Geral do Coletivo de Entidades Negras, Secretário Executivo da Aamap (Associação Afro-Brasileira Movimento de Amor ao Próximo), editor do blog Palavra Sinistra, colunista de Afropress e autor do Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil.
Telefones:
(22)8160-6376 (Tim/Araruama)
(22)8819-6832 (OI/Araruama)
(21)7596-7156 (Claro-RJ)
MSN: marciodexango@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário