quinta-feira, 16 de junho de 2011

MÍRIAN FICHTNER LANÇA EXPOSIÇÃO DE FOTOS SOBRE RELIGIÃO AFRO-GAÚCHA NO CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL

Mostra reúne 153 fotos que retratam
a afro religiosidade gaúcha
Está em exposição no Centro Cultural da Justiça Federal a mostra de fotografias “Cavalo de Santo – Religiões afro-gaúchas”  da gaúcha Mírian Fichtner. São 153 fotos focalizando  os ritos das religiões africanistas da região do sul do Brasil, registradas entre 2006 e 2010. A obra tem por objetivo incentivar a reflexão sobre a postura diante das diferenças culturais, étnicas e religiosas. A mostra vaí até dia 29 de  junho.

Mãe Ana de Oná e pai Neco de Oxalá, com a filha carnal Andressa-  em cima, à esquerda;
embaixo, exus e pombagiras na festa de 41 anos de assentamento do Exu Belo.
 Ao lado na foto maior, filha de Oxum no reino de Oxalá
 A obra fotográfica é resultado de uma pesquisa de mais de quatro anos, baseada nos dados do Censo de 2000, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontava que o Rio Grande do Sul é o Estado que reúne, proporcionalmente, o maior número de adeptos declarados, bem como terreiras, de religiões africanas no Brasil.

Mãe Graça de Oxum Taladê, acompanhada do filho,
do neto e da mãe pequena, no Cais do Porto de Rio Grande/RS

Durante a execução do trabalho, Mirian contou com o apoio do produtor cultural e jornalista Carlos Caramez e do antropólogo Ari Pedro Oro, um dos maiores especialistas em religiões do País. Entre 2006 e 2010, Mirian pesquisou cem terreiros, visitou mais de 30 casas e escolheu 13 para documentar, produzindo mais de 10.000 fotos.

Pai Diba, à esquerda, autografa o livro,
 enquanto Mírian, ao centro, dá entrevista à TV
  Destas, 153 foram selecionadas para integrar o livro, que foi impresso no formato 28cmX28cm, com 168 páginas e textos bilíngues (português-inglês).
-É também uma forma de homenagear a ancestralidade. Aqui em Rio Grande, eu pude realmente sentir o poder da espiritualidade, da natureza, dos orixás. Pessoalmente, eu pude desenvolver a fé e ver o quanto a crença faz a diferença em nossa vida", completou a autora.
Mirian, à direita, produziu mais
 de 10 mil fotos entre 2006 e 2010
Através das fotos, é possível perceber a dimensão social e humana das práticas populares no Estado, destacando rituais e festas, além dos personagens e das diferentes manifestações da fé: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. "Cavalo de Santo" traduz, em imagens, a união do belo com o sagrado, estabelecendo-se como documento que contribui para a divulgação, o resgate e a preservação dessa cultura.
Serviço: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241, Centro, TEL.: (21) 3261-2550
Os 12 Orixás mais cultuados no Rio Gtande do Sul,
 com o Pai Cleon de Oxalá ao centro, às margens do Rio Guaíba




Nenhum comentário:

Postar um comentário