terça-feira, 3 de maio de 2011

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

Paulo Paim: "Defesa da liberdade de imprensa é necessária"

Brasília - No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta terça-feira,dia 3, Comissão de Direitos Humanos do Senado promoveu audiência pública para discutir a violência contra jornalistas.
No requerimento do debate, o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a comissão, ressalta a necessidade de defender a liberdade de imprensa.
O repórter fotográfico Victor Antônio Soares Filho relatou sua experiência. No dia 30 de março, durante diligência da Polícia Federal (PF) no Setor de Indústrias Gráficas de Brasília, ele foi espancado e ameaçado de morte. O caso está sendo investigado pela PF. Outro profissional ouvido foi o jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Corban Costa:ele foi preso em fevereiro pela forças do então ditador egípcio, Hosni Mubarack, ao chegar ao país para fazer a cobertura das manifestações contra o governo.
Segundo dados da Organização Não Governamental Repórteres Sem Fronteiras, nos quatro primeiros meses deste ano, nada menos do que 18 profissionais, entre jornalistas e auxiliares de comunicação foram assassinados.
Também presente ao debate, Sionei Leão, coordenador da Comissão dos Jornalistas pela Integração Racial (Cojira), cobrou um maior acesso a documentos oficiais no Brasil. Para ele, há pouca transparência dos órgãos governamentais para que o jornalista possa fazer suas reportagens. Ele lembrou que o dia 3 de maio foi proclamado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa por ter sido neste dia, em 1991, aprovada a Declaração de Windhoek para Promover uma Imprensa Africana Independente e Pluralista, em conferência da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
*Agência Brasil, Agência Senado e  Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário